Unioeste: Docente lança livro sobre história econômica do Brasil

O professor Sérgio Lopes, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, lançou um livro pela Editora Brazil Publishing. A obra que tem como título “Instituciones, industrialización y crecimiento económico em Brasil (1930-1980)” é resultado da sua tese de doutorado apresentada na Escuela de Graduados, da Facultad de Ciencias Económicas, da Universidad Nacional de Córdoba-UNC, Argentina.

Nesta edição, foi mantido o idioma original da tese, por um lado, porque deseja facilitar o acesso à história econômica do Brasil aos leitores de língua espanhola. Por outro lado, devido a região ser de Mercosul, propõe um elemento de integração, visto que, as duas línguas, português e espanhol, são consideradas línguas oficiais da região.

O livro trata do papel de instituições e organismos públicos no processo de crescimento industrial e econômico no Brasil, de 1930 a 1980, utilizando o referencial teórico de Douglass North, da Nova Economia Institucional-NEI, que sustenta que as instituições são fundamentais para desempenho econômico.

O autor explica que a literatura econômica brasileira, baseada na teoria econômica convencional, não incorpora a institucional em sua análise. Por isso, o estudo baseia-se no pressuposto de que as instituições desempenharam um papel crucial no processo de desenvolvimento da indústria e de crescimento econômico no Brasil. Para isso, primeiro identifica as mudanças estruturais no crescimento do PIB e da renda per capita e na estrutura dos setores produtivos da economia brasileira e as mudanças na própria indústria de transformação em seu processo de desenvolvimento. A seguir, examina os objetivos e características de cada uma das instituições e organizações criadas e demonstra as mudanças institucionais que resultaram na promoção do processo de industrialização. Conclui-se que o Brasil desenvolveu um conjunto robusto de instituições e organismos públicos, uma matriz institucional na concepção institucionalista northiana. Esse novo arranjo institucional estabelecido no país, ao definir e ditar as regras do jogo funcionou a favor da indústria, como mecanismo para reduzir a incerteza e os riscos, garantir a estabilidade econômica e aumentar a capacidade de acumulação de capital das empresas e, portanto, teve papel fundamental no processo de desenvolvimento industrial e crescimento econômico no Brasil.

A obra conta com o prefácio do Prof. Dr. Jandir Ferrera que afirma que a obra de Sérgio Lopes, ao analisar esse período de 1930 a 1980, que é de grande transição para a economia brasileira, demonstra o papel que as instituições e as organizações públicas possuíam no crescimento econômico do Brasil. O autor não busca respostas para o papel das instituições na economia convencional ou no pensamento convencional, mas vai além observando as ações de diversos atores públicos, que definiram as regras do jogo e o marco regulatório para uma nova economia. Por isso, a obra dá uma contribuição original para compreender o crescimento econômico e industrial do Brasil a partir da economia institucional.

Para mais informações, acesse o site da Editora Brazil Publishing, https://aeditora.com.br/produto/instituciones-industrializacion-y-crecimiento-economico-en-brasil-1930-1980/