Campus Cascavel: Diretora do CCSA busca verticalização dos cursos

Delci Grapegia Dal Vesco é a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Seu objetivo é desenvolver projetos que beneficiem os cursos de Administração, Contabilidade e Economia, e fortalecer para fins de integração e verticalização.
Delci é formada em Ciências Contábeis pela Unioeste. Logo após concluir a graduação, em 1992, adquiriu experiência profissional em grandes empresas da região. Em 2000, iniciou a carreira acadêmica como professora em universidades privadas de Cascavel, quando em 2007 foi aprovada no concurso de professora titular de Ciências Contábeis da Unioeste, iniciando suas atividades junto à instituição em 2008.
Em 2013, fez doutorado em Contabilidade e Administração, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e em 2014 pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná.
- Diretora, quais os projetos imediatos que tem para o Centro na gestão 2020-2023?
Os projetos imediatos para essa gestão são atender demandas da graduação e pós-graduação. Apoiar na graduação a criação da empresa júnior, a melhoria em relação as horas complementares e atividades complementares para os alunos, incorporar dentro das demandas o tempo de parceria junto com as Atléticas. Também existe uma necessidade de melhoria na estrutura física, vamos apoiar essas demandas junto com a direção geral. Os acadêmicos necessitam de infraestrutura, melhoria de internet. Na graduação também queremos articular junto a direção de campus a melhoria no desenvolvimento da modalidade EaD. Para pós-graduação pensamos em atender as demandas do stricto e lato sensu. A gente também tem ali no centro um apoio especial para o nosso núcleo NUPEACE (Núcleo de Pesquisa em Administração, Contabilidade e Economia, essa é uma parceria que pensamos em trabalhar mais fortemente com a sociedade, então isso já vem com a usina de negócios inovadores que estamos desenvolvendo, também tem proposta para um hub de inovação para apoiar a Universidade nessa linha de melhoria tecnológica e de inovação. Além disso, vamos incentivar o desenvolvimento de um curso de doutorado e verticalização superior, revisar aspectos diretos que envolvem essa interação e articulação junto a melhoria da capacitação docente para uma melhor qualidade de ensino tanto para graduação ou pós-graduação, incentivar acompanhamento do centro via planejamento estratégico, tanto na linha institucional, capacitação do capital humano. Por meio de capacitação com os docentes e discentes, acompanhar os processos junto com a direção para melhoria dos processos pra direção do campus de forma geral advindos das demandas do centro e o foco relacional também um dos fatores que precisamos contribuir para viabilidade dos resultados que produzimos dentro do centro, necessidade de interação entre sociedade e universidade.
- Qual o planejamento, a longo prazo, para sua gestão?
Dividida entre graduação e pós-graduação, a longo prazo queremos reduzir o nível de desistência dos alunos dentro do curso, trabalhar melhoria de permanência. Priorizar a melhoria também da parte entre a parceria entre a graduação e a sociedade, as empresas como um todo, para que ao acadêmico possa ter um campo em que ele olhe, aplique e traga melhoria para sociedade por meio dos cursos que ele escolheu para sua formação. Também pensamos em investir na pós-graduação via EAD pra lato sensu. E pra stricto sensu queremos unificar os dois mestrados, com um doutorado único. Um curso de verticalização, do nosso núcleo de pesquisa apoiar e melhorar e transformar essa usina de negócios efetivamente num hub que possa atender as demandas tecnológicas e avanços que observamos dentro das outras universidades. É necessário consolidar esses projetos e procurar conquistar mais convênios rumo à internacionalização dos cursos.
- Como se compõe seu Centro?
O CCSA Cascavel compõe-se de 3 cursos de graduação (Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, 1 Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade de Educação à Distância (EaD), 2 programas de pós-graduação: Mestrado Profissional em Administração e Mestrado em Contabilidade. São quase 50 docentes efetivos e colaboradores, a maioria dos docentes efetivos já possui a titulação de doutor. São aproximadamente 600 acadêmicos de graduação presencial, 60 de pós-graduação e 450 na modalidade de Educação à Distância (EaD).
Quanto à estrutura física, contamos com laboratórios didáticos para a graduação e laboratórios de pesquisa que atendem a graduação e pós-graduação e um Núcleo de Pesquisa - NUPEACE. No entanto, ainda há demandas de espaço físico para pesquisa e extensão, salas de atendimento para professores efetivos e colaboradores, equipamentos de vídeo conferência. Os grupos de pesquisa desenvolvem suas atividades em ambientes que necessitam de melhorias, com ausência de disponibilidade para consultas à base de dados econômicos e financeiros. Os acessos para consultas às pesquisas em periódicos são restritos ao portal de periódicos CAPES. Algumas salas de aulas precisam de investimentos em infraestrutura. As demandas recorrentes dos acadêmicos centram-se na ausência de acesso à internet, ventilação, tomada de energia elétrica e projetores com imagens sem a devida nitidez. Apoiar e articular a viabilidade de recursos para resolver essas demandas é prioridade de curto prazo. Em longo prazo se faz necessário ampliar a inserção social dos cursos afetos por meio de convênios, parcerias e atendimentos à comunidade, bem como apoiar a internacionalização e a verticalização dos cursos.