Campus Cascavel: Integração e diálogo é a proposta do CECA

(Professor Acir e professoras de sua equipe)
O professor Acir Dias da Silva é o atual diretor do CECA – Centro de Educação, Comunicação e Artes, no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O professor pretende, de forma humanizada, integrar cursos e colegiados a fim de fomentar o Centro.
É graduado em Pedagogia pela Unioeste, possui Pós-doutorado com pesquisa em memória e documentário (2011) - UNICAMP, doutorado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP com doutorado sanduiche pela Università Ca' Foscari - (2004), Mestrado em Educação, Conhecimento, Linguagem e artes pela UNICAMP (1999).
Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste. Na Faculdade de Artes do Paraná, atuou como coordenador do curso de Cinema e Vídeo (2012/2014). Também tem experiência em coordenação dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade. É professor permanente no programa de pós-graduação Linguagem e Sociedade desde 2005 com orientações no mestrado, doutorado e pós-doutorado. Possui experiência nas áreas de Literatura Comparada, Cultura Linguagem e Arte, Cinema e Crítica Contemporânea e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: arte, cinema, literatura, interfaces, cinema, estudos comparados e cultura.
É editor científico da revista eletrônica Travessia e faz parte do conselho editorial da revista Línguas e Letras (Unioeste), LL Journal - Língua e Literatura (Nova York), Revista científica da FAP e do conselho editorial da Editora - URI Campus de Frederico Westphalen-RS. Idealizador e atual coordenador da TV Imago Unioeste e coordena vários projetos de pesquisas e extensão universitária. Além de ser autor de uma vasta produção de Livros, artigos científicos e projetos.
- Diretor quais os projetos imediatos que o senhor tem para o seu Centro na gestão 2020-2023?
Pretendemos atuar de forma humanizada em prol dos Cursos que compõem o Centro de Educação, Comunicação e Artes, por meio de ações e propósitos interativos que respeitem e considerem as especificidades de cada curso, e que visem à interação entre os Colegiados/Cursos constituintes deste Centro de forma transparente e democrática.
A gestão 2020-2023 será de forma compartilhada em prol dos Cursos que compõem o Centro de Educação, Comunicação e Artes e Centros Acadêmicos com ações e propósitos interativos e transparentes, oferecendo apoio aos professores e alunos na elaboração de projetos de pesquisa e extensão visando à participação em Editais de Fomento, dentre eles, os da Fundação Araucária, do CNPq, CAPES e MEC.
Por outro lado, de imediato estimularemos ações e práticas culturais com trabalhos articulados aos centros acadêmicos e sociedade civil organizada. Já em março implantaremos o CINECECA, onde oferecemos a comunidade acadêmica e grupos culturais exibição cinematográfica com curadorias especificas. Também, desenvolveremos atividades com os órgãos competentes a fim de contribuir para a manutenção da saúde mental na vida acadêmica. Parece simples, mas a princípio, aprimoremos práticas sobre o meio ambiente nos cursos dos CECA: uso sustentável de copos e papel reciclável.
Outra ação que já está em estudo é a oferta de especializações Lato Sensu a comunidade. Até o início do segundo semestre o CECA ofertará 03 novas especializações gratuitas a comunidade regional, graças à uma ótima articulação que estamos desenvolvendo com os programas de pós-graduação nível de doutorado do nosso centro.
Para tanto, precisamos melhorar a nossa comunicação com a comunidade, nesse sentido, apostaremos em canais mais interativos e rápidos, assim, talvez, aos poucos venceremos a inércia burocrática que tanto dificulta o trabalho do gestor público. Ainda, estreitaremos o nosso diálogo com as diversas instancias da Unioeste para melhorar modernização das normativas que envolvem ensino, pesquisa e extensão.
2.Diretor qual o planejamento, em longo prazo, para sua gestão?
Sem dúvidas, que ao longo prazo temos um grande desafio junto a instancias competentes: a implantação dos cursos de Curso de Artes Visuais e Teatro. Essa é uma demanda antiga da sociedade do Oeste e Sudoeste do Paraná. O CECA será um canal de interação a essa demanda social.
Na pesquisa, estimularemos a criação de núcleos de pesquisa e extensão, ação que será articulada aos programas de Pós-Graduação do CECA visando práticas interinstitucionais e internacionais. Para isso, é necessário a promoção e apoio de ações que visam à cooperação internacional. Haverá o estreitamento das relações com a comunidade a partir da criação do catálogo eletrônico de cursos de extensão do CECA. Buscar-se-á apoio logístico para a manutenção das publicações das Revistas Científica dos cursos de pós-graduação e pretende desenvolver práticas de comunicação que visem ao aprimoramento da divulgação das teses e dissertações dos cursos de pós-graduação do CECA.
Por outro lado, a médio prazo, a gestão 2020-2023 do CECA, afirma o compromisso político e pedagógico PLURAL com a comunidade acadêmica nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos Cursos de Graduação – Licenciatura em Letras e Pedagogia e de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Letras, e Lato Sensu a ser criado conforme as demandas de cada área afeta ao Centro, a partir de metas, propósitos e ações claras e transparentes.
- Como se compõe seu Centro hoje?
No momento o CECA conta com 77 professores, 199 acadêmicos de letras, 287 acadêmicos de pedagogia, 1614 acadêmicos EAD em Letras Libras, 142 acadêmicos pesquisadores no Programa de Pós-Graduação em Educação, 149 pesquisadores no Programa de Pós-Graduação em Letras, 25 acadêmicos pesquisadores Programa de Pós-Graduação Letras na modalidade profissional. Tais números ainda carecem de atualização após a matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação nas turmas de 2020. A estrutura física é composta 27 salas de aula, 03 laboratórios, 13 salas administrativas, 12 salas de grupos de pesquisas 03 núcleos de pesquisas e 02 salas para TV Imago. 03 grandes programas institucionais entre eles o Programa de Ensino de línguas com 2000 alunos, 25 professores de línguas e 08 salas aulas. Programa de Educação Especial com 05 professores, 02 intérpretes, 10 funcionários, 03 salas de apoio.