Campus Foz: CECE visa qualificação e expansão de cursos

Romeu Reginato é o dirigente do Centro de Engenharia e Ciências Exatas – CECE, para a gestão 2020-2023. Ele é professor do CECE atuante no curso de graduação em Engenharia Elétrica e no mestrado em Engenharia Elétrica e Computação.
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1991, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1993, e doutorado em Engenharia Elétrica realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estágio no exterior, de 1 ano, na Universidade da Califórnia - Santa Barbara (UCSB). Foi professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRGS de 1993 a 2007 onde também exerceu a função de Chefe de Departamento, no período de 2005 a 2007. Em 2009, coordenou a elaboração e encaminhamento da proposta do atual Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação – PGEEC, CECE/Unioeste, em nível de Mestrado, bem como a sua implantação, a partir de 2010, em Associação Temporária com o Programa de Pós-Graduação em Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi coordenador deste mesmo programa entre 2010 e 2014.
- Diretor, quais os projetos imediatos que tem para o Centro na gestão 2020-2023?
Queremos iniciar já com algumas atividades voltadas aos docentes, dentro do que ao longo da gestão queremos construir como Semana de Integração Docente. Também queremos iniciar discussões visando a qualificação e expansão dos nossos cursos e atividades no CECE. Vamos criar junto à direção de centro uma estrutura para apoio aos docentes/grupos em suas atividades de pesquisa e extensão. Em conjunto com a direção de Campus, vamos trazer atividades de valorização da mulher na universidade. Também iremos manter proximidade, diálogo e parceria com as instituições do ecossistema do Parque Tecnológico Itaipu.
- Qual o planejamento, a longo prazo, para sua gestão?
Temos como diretrizes que nortearam a construção da proposta de gestão a valorização do ser humano e fazer do CECE um ecossistema inovador para ensino, pesquisa e extensão, o que coloca no centro das nossas preocupações a qualidade do que somos, do que e do como fazemos, bem como dos profissionais que colocamos na sociedade. Vamos trabalhar com diálogo e construção coletiva de soluções para enfrentar os crescentes desafios da aprendizagem e da formação profissional em um mundo de constantes avanços e transformações. Aqui se insere a busca permanente da qualificação dos docentes, dos cursos, das metodologias e infraestruturas de ensino, o que inclui implantar sistemáticas de avaliação externa para podermos mensurar a efetividade destes trabalhos.
Queremos avançar no desafio de fazer o CECE crescer em ensino, pesquisa e extensão, e integrar-se cada vez mais com a sociedade, especialmente na sinergia local com o Parque Tecnológico Itaipu. Queremos poder ofertar mais cursos, oferecer mais oportunidades aos nossos estudantes e apoiar nossos docentes nas iniciativas e parcerias para pesquisa e extensão.
- Como se compõe seu Centro hoje?
O CECE hoje oferece 4 cursos de graduação, sendo eles: Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e Matemática; possui 2 programas de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado, oferecendo o curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica e Computação e o curso de Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade.
O CECE possui cerca de 700 estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação, com um corpo docente formado por 71 professores, sendo 59 efetivos e 12 temporários, 49 doutores (6 deles com pós-doutorado) e 4 com doutorado em andamento.
O CECE possui uma grande infraestrutura de laboratórios de ensino e pesquisa, aspecto que também demanda por crescimento e melhorias, além de possuir a particularidade de estar inserido no ecossistema do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), onde desenvolve todas suas atividades.
Assessoria de Comunicação Social