Equipe da Unioeste que visitará universidades da Europa
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) segue na próxima semana para Portugal e Inglaterra onde cumpre uma extensa agenda para buscar parcerias com Universidades Internacionais.
Essa viagem é dividida em duas etapas. Neste momento abertura do Congresso Lusófono de Ciências das Religiões "Religião, Ecologia e Natureza" organizado pela Universidade Lusófona de Lisboa, de 31 de janeiro a 05 de fevereiro. A professora doutora da Unioeste, Irene Carniato, explica que na ocasião, eles coordenarão um GT num evento e apresentarão cinco trabalhos produzidos por equipes da Unioeste. “Além das atividades acadêmicas, queremos apresentar a Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima. Essa rede foi criada em parceria com o Reino Unido e estamos divulgando essa rede pra novos pesquisadores”.
A partir do Workshop Reino Unido e Brasil, a Rede Internacional de Pesquisa foi iniciada com 73 pesquisadores e profissionais, constituindo um grande avanço para a pesquisa com a colaboração de acadêmicos do Reino Unido e Brasil, agregando pesquisadores e gestores públicos do Paraguai e da Argentina.
Também será apresentado o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Proteção de Desastres (CEPED), projetos ligados à resiliência climática, meio ambiente, agricultura sustentável, e uma interface entre ética, meio ambiente e religião.
Na segunda etapa, o grupo segue para Inglaterra. A professora Irene explica que a equipe visitará seis universidades: Univesity of York, Univesity of Leeds, Sheffield Hallam University, University College of Estate Management, University Coventry e Anglia Ruskin University. “Em cada uma dessas universidades será feita uma apresentação dos projetos que existem na Unioeste e veremos os projetos que existem lá com o objetivo de trocar conhecimento e analisarmos em quais áreas podemos cooperar e agregar dentro da rede”.
Dessa forma, o foco é organizar grupos de pesquisadores que elaborem projetos, além de buscar recursos internacionais para atividades aqui na Unioeste, contribuindo com a Internacionalização da Universidade.
O convênio com a University of Leeds já existe. Na University of York o foco é finalizar o convênio guarda-chuva de cooperação técnica entre eles e a Unioeste. Em ambas será realizada uma reunião de cooperação sobre Projetos de Resiliência na Tríplice Fronteira.
Já na Sheffield Hallam University o foco é abordar o Projeto Automação 4.0 e o Carro elétrico, projeto desenvolvido pela Unioeste que será apresentado pelo professor Doutor Reginaldo Ferreira Santos. Na University of College of Estate Management o Projeto já elaborado prevê o Aprimoramento da Liderança e Programa Avançado para Economias e Sociedades Sustentáveis.
O Projeto Hackathon 2020 é fruto da Rede e da parceria com a University Coventry. A professora Irene representará a Unioeste no Reino Unido, nessa edição que tem como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por fim, na Universidade Anglia Ruskin o projeto é da área de biologia e trata-se do comportamento das capivaras no Lago Municipal.
Estarão presentes nessa viagem a Prof. Dra. Irene Carniatto e o Dr Alvori Allert do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável na Unioeste (PPGDRS) junto com seus Doutorandos: Neiva Capponi (também Prof. da Unioeste) e Jean Carlos Berwaldt (PPGDRS). Do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Energia na Agricultura (PPGEA) o Prof. Dr. Reginaldo Ferreira Santos e seus doutorandos Cristiano Lewandoski e Amauri Ghellere Garcia Miranda. Também se faz presente o prof. Dr. Wilson Alves de Oliveira e o Técnico em Marketing da Unioeste, Alexandre Mendes dos Reis. Todos os participantes pertencem a Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima - Rede Resiliência Climática.
Texto: Ana Cauneto
Foto: Patrícia Bosso