•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Alunos participam de Operação Rondon nos Campos Gerais

Acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) juntamente com  estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão desde o último dia 19, atuando em Arapoti, Ibaiti, Tibagi, Piraí do Sul, São José da Boa Vista e Ventania.

No total são comunidades de seis municípios da região dos Campos Gerais receberam, as equipes da Operação Rondon coordenada pela  UEPG, ação extensionista da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em sua primeira edição, a operação coordenada pelo Núcleo Extensionista Rondon, envolve 120 estudantes da própria UEPG e de mais seis instituições parceiras.

Em cada município, estão atuando 20 estudantes, coordenados por professores de diversas áreas do conhecimento. Em Arapoti, estão alunos da UEPG e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); em Ibaiti, equipes da UEPG e Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste); em Tibagi, UEPG e Centro de Estudos dos Campos Gerais (Cescage); em Piraí do Sul, UEPG e Faculdade Sagrada Família (FASF), em São  José da Boa Vista, UEPG e Sociedade Educativa e Cultural Amélia – Faculdade Secal; e em Ventania, UEPG e Universidade do Estado de Santa Catarina.

Condições de vida

De acordo como o coordenador do Núcleo Extensionista Rondon - UEPG, professor Mário Cezar Lopes, a Operação Rondon vai proporcionar aos municípios a oportunidade de receber professores e alunos universitários que desejam contribuir com a comunidade e com as lideranças locais, trabalhando voluntariamente para melhorar as condições de vida da população e a qualidade e eficiência da gestão municipal.

As equipes vão ministrar oficinas e outras atividades, visando benefícios duradouros para as comunidades nas áreas da cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho.

Mário Cezar Lopes explica que a realização, nos Campos Gerais, de uma operação semelhante ao Projeto Rondon do Ministério da Defesa, era um sonho antigo da UEPG. A Universidade envia equipes de rondonistas para as regiões mais distantes e carentes do país, há mais de dez anos. “Se vamos tão longe desenvolver essas ações, por que não podemos fazer aqui na nossa região”, afirma, ao observar que as dificuldades e mazelas encontradas nas demais regiões do país são praticamente as mesmas verificadas em localidades mais afastadas dos centros urbanos no Paraná.

Com a experiência da participação em 11 operações do Rondon nacional, o professor assegura que nenhuma pessoa que participe de uma operação como essa volta a mesma para casa. “É uma experiência única”, reforça. Apesar da greve que paralisou a universidade no primeiro semestre, a Operação Rondon UEPG vem sendo preparada desde fevereiro, com a dedicação de professores, alunos e o suporte de vários órgãos da instituição e da Reitoria.

O professor ressalta a receptividade dos seis municípios que aderiram ao projeto. “As Prefeituras são parte fundamental no processo, uma vez que são responsáveis pelo apoio logístico às equipes de rondonistas, com alimentação, transporte e alojamento”, diz.

Cita, também, a disponibilidade das instituições de ensino superior da cidade, que atenderam ao convite da UEPG, entendendo a proposta de proporcionar aos estudantes a oportunidade de praticar o que aprendeu na sala de aula, por meio do contato direto com a comunidade e suas carências. Além das prefeituras, a UEPG terá o apoio da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

A equipe da Unioeste é formada pelos professores coordenadores Marcelo Roger Meneghatti e . Claudio Alexandre de Souza/Hotelaria tendo como colaboradores no treinamento dos alunos os docentes Adriane de Castro Martinez Martins e  Marcos Freitas de Moraes. Já os acadêmicos são Bruna Karine Pin/Engenharia da Pesca; Ariane Andressa Lazzarin/Biológicas Licenciatura; Flávia Regina Miecoanski/Administração; Gislene Titon Fortes dos Santos/Pedagogia; Vanessa Goto /Medicina; Caroline Guzi Savegnago/Agronomia; Janice Caroline Hardt/Química – Licenciatura Eduardo Luis Bantle/Zootecnia; Michelly Maira Caovilla/Química – Bacharelado ; Luana Maria Ribeiro/Fisioterapia e Maria Stefania Bantle /Odontologia.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.