•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Professor da Unioeste lança livro sobre Serviço Social

“Trabalho: questão social e serviço social” é o tema da obra produzida pelo professor, Alfredo Batista, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) resultado de um processo de formação de doutorado e reflexões concretas enquanto docente. 

Com aproximadamente dez anos de pesquisa o autor pretende mostrar em sua obra que, a categoria “trabalho” é a centralidade responsável pela criação humana e teve interesse em investigar e analisar, historicamente, esse dilema, em particular o período pós-1970, com enfoque nas determinações que se manifestaram durante a década de 1990 no Brasil.

Entre elas, o autor destaca o processo das transformações societárias em movimento, seus impactos na “questão social” e suas refrações no Serviço Social brasileiro no século XX que foi marcado por transformações no tecido societário, na esfera da produção e da reprodução social; os assistentes sociais, nos espaços sócio ocupacionais e no trabalho profissional, face às dificuldades encontradas em colocar em movimento os procedimentos teórico-metodológicos, ético-político e técnico-operativos que conduzissem a uma intervenção inclusiva, ontológica e crítica, estão restaurando práticas conservadoras.

Segundo Alfredo, durante a década de 90 no Brasil houve profundas refrações na economia, na política e no social. Na economia, existe todo um processo de iniciação e desenvolvimento dos processos de reestruturação produtiva das indústrias do campo e na área de serviços. Então, a refração profunda no Estado com a inserção do projeto neoliberal no governo de Fernando Henrique Cardoso, teve como proposta central a construção de um ministério da reforma do Estado, mas, Cardoso implantou um processo de contra reforma do Estado, ou seja, privatizações, fim da isonomia salarial para vários setores do serviço publico, entre outros.  “Com isso, a reestruturação produtiva e o projeto neoliberal, interferiram diretamente em todas as profissões em três grandes dimensões: nas relações de trabalho (contratação), nos espaços de trabalho e nas condições do trabalho”, explicou o professor.

O livro divide-se em quatro capítulos e aborda os seguintes temas: Configuração da “questão social” no capitalismo moderno; O receituário neoliberal e a “questão social” no Brasil na década de 1990; Trabalho e “questão social”: refrações no Serviço Social brasileiro na década de 1990 e Avanços e dilemas nos caminhos trilhados na construção do Serviço Social brasileiro.

Para o professor, a oportunidade de apresentar esta obra aos leitores da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas é um compromisso cívico e intelectual com todos aqueles que contribuíram em diferentes níveis para que este projeto se concretizasse. “ O meu livro é voltado, principalmente, para o público acadêmico em processo de formação básica (graduação), o conteúdo deste livro busca aproximar esses jovens leitores da discussão que envolve os temas categoriais “Trabalho, Questão Social e Serviço Social”. É nesse universo que iremos aprender e compreender que as fendas deixadas no tecido social pelo projeto burguês de sociedade encontraram, na profissão de Serviço Social, elementos teórico-práticos e históricos que indicam possibilidades de superar as avalanches ideológicas e práticas presente do projeto burguês. Nosso desafio é apresentar, de forma descritivo-analítica, o processo em que se movimentou o projeto em questão, em sua trajetória temporal e espacial no Brasil, durante a década de 1990”, explica.

A obra foi lançada dia 27 de março e Alfredo dedica aos pais, trabalhadores operários: Sergio Batista e Antonia Zeferino Batista. O livro está sendo vendido pela Editora da Unioeste, que fica na Reitoria da Instituição.

Sobre o autor

Professor Alfredo Batista é graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1988), graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011), mestre (1994) e doutor (2002) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (RFRJ) em 2012.

Atualmente, é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo, desenvolvendo suas atividades em ensino, pesquisa e extensão no curso de Graduação e no curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Serviço Social e no curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, nível Mestrado. Tem experiência em ênfase em Serviço Social do Trabalho e atuando principalmente nos eixos temáticos “Fundamentos do Serviço Social” e “Política Social”.

 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.