Image

Informes gerais

  O que é? 

Provare é o Processo Seletivo das Vagas Remanescentes da Unioeste.

Primeiramente, como cada universidade usa esse termo de uma forma, esclarecemos que, na Unioeste, vaga remanescente é aquela vaga não ocupada após a convocação para matrícula de todos os classificados no Vestibular ou SiSU para um determinado curso. Ou seja, não confundir com vaga ociosa, que são aquelas preenchidas pelo Provou (para transferência e portador de diploma). 

Geralmente, o Provare acontece depois do encerramento das chamadas decorrentes da primeira edição do SiSU e do Vestibular, condicionada a existência de vagas não preenchidas, quando não houver candidatos classificados para convocação, tanto do SiSU quanto do Vestibular. A partir do ano letivo de 2020, ele passa a funcionar, também, como manifestação de interesse em lista de espera, no caso de candidato que não tenha sido convocado para matrícula nas chamadas anteriores. Excepcionalmente, o Provare também é utilizado para o ingresso em cursos na modalidade de Educação à Distância quando há o aditamento de vagas fora do período regular de realização do Vestibular.

Para ter uma ideia de quando as inscrições serão abertas, verifique no site do SiSU (www.unioeste.br/sisu) e Vestibular (www.unioeste.br/vestibular) a respeito da convocação para matrículas. O Provare só ocorrerá após a última convocação e, como o regime da Unioeste é anual, o Provare ocorre apenas no primeiro semestre.

 

  Quem pode participar? 

  • Candidatos que tenham participado do Vestibular (a edição a ser considerada será informada em edital próprio);
  • Candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem (a edição a ser considerada será informada em edital próprio);
  • Não é permitida a participação de candidato que tenha obtido nota zero na redação;
  • Acadêmicos matriculados na Unioeste podem ser impedidos de participar do Provare (vide edital à época).

 

  Como Funciona? 

Provare é um processo gratuito e a inscrição ocorre exclusivamente pela Internet.

No ato da inscrição, o candidato deverá identificar-se e a Unioeste utilizará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) para verificar sua participação no Vestibular ou Enem, além da nota da redação que será considerada para a seleção.

Para efeito de padronização, a nota da redação do Enem será multiplicada por 0,414, de forma a permitir o ranqueamento entre os candidatos das seleções distintas (Vestibular e Enem).

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.