•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Toledo: Unioeste recebe evento regional de Serviço Social e fortalece debates sobre formação e lutas sociais

Entre os dias 18 e 20 de agosto de 2025, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, foi palco da XIV Oficina Regional da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) – Regional Sul I, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento, parte da gestão nacional 2025-2026 da entidade, intitulada “A certeza na frente, a história na mão: Serviço Social e luta coletiva”, reuniu estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da área para três dias de intensos debates e articulações.

A ABEPSS é uma entidade acadêmico-científica, que coordena e articula projetos de formação em serviço social no âmbito da graduação e pós-graduação. Dentre os seus princípios fundamentais está a defesa da universidade pública, gratuita, laica, democrática, presencial e socialmente referenciada.

A vice-presidenta da ABEPSS Sul I, professora Laís Duarte Corrêa, menciona que as oficinas regionais são um espaço estratégico no espraiamento dos debates necessários à formação em nível de graduação e pós-graduação. “Bem como, o incentivo à formação de redes de pesquisadores em escalas regional, nacional e internacional, com vistas à atualização de uma agenda de pesquisa do Serviço Social em articulação a outras áreas do conhecimento que compartilham da defesa dos direitos humanos e da construção de um projeto de emancipação humana”.

A diretora-geral da Unioeste, campus de Toledo, professora Patricia Salla Battisti, recebeu com alegria a oficina após 23 anos do último evento sediado no campus pela ABEPSS. “Este espaço de discussão é também um espaço político, que fortalece a formação e contribui para a transformação social. Eventos como este demonstram a importância da construção coletiva, que marca a identidade do Serviço Social. A Unioeste se orgulha em apoiar e participar dessas lutas que inspiram mudanças dentro e fora do meio acadêmico”, diz.

O evento seguiu a linha proposta pela Oficina Nacional, que acontecerá em novembro na Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, com o tema “Formação em Serviço Social na perspectiva de totalidade: em defesa da unidade das lutas sociais emancipatórias”. Ao longo dos três dias, mesas-redondas, fóruns e colóquios discutiram desde os desafios contemporâneos da formação acadêmica até as respostas coletivas às desigualdades sociais.

Para a presidente do Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (CRESS-PR), Olegna de Souza Guedes, a participação neste encontro é motivo de grande orgulho para o CRESS-PR e para a categoria do Serviço Social. “A organização política da nossa profissão é um diferencial que fortalece tanto a formação acadêmica quanto o exercício profissional, permitindo uma direção ética e comprometida com a realidade social. Neste espaço, é fundamental resgatar a perspectiva de totalidade, diante de uma sociedade cada vez mais fragmentada e individualista. A formação em todos os níveis, graduação, pós-graduação e pesquisa, deve se manter atenta a esse princípio, pois só na unidade e na luta coletiva conseguimos avançar em nossas conquistas.”

“É um momento de grande significado para o nosso Centro e para o curso de Serviço Social”, afirmou a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professora Diuslene Rodrigues da Silva. “Hoje, celebramos um legado de resistência e de compromisso com

a formação crítica. Este evento reafirma o papel da universidade pública em preservar a essência das profissões e não se render apenas às pressões do mercado. É uma oportunidade de plantar sementes e renovar ânimos para seguir fortalecendo nossa identidade institucional. A presença de tantas lideranças e estudantes mostra a força da construção coletiva do Serviço Social”, enfatiza.

A programação foi construída coletivamente, envolvendo a ABEPSS, os Conselhos Regionais de Serviço Social dos três estados da região Sul e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – Região VI. Os debates abrangeram temas como as crises da economia capitalista, as transformações societárias recentes, as Diretrizes Curriculares da ABEPSS e os fundamentos teórico-metodológicos que sustentam a formação crítica.

Texto: Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.