Pesquisa realizada pela Unioeste revela queda nos preços da Cesta Básica no Sudoeste do Paraná

A pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa em Economia, Agricultura e Desenvolvimento (GPEAD) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, revela queda nos valores da Cesta Básica de novembro de 2023 em Dois Vizinhos (-0,46%), Francisco Beltrão (-0,30%), e Pato Branco (-0,69%).

Os preços da Cesta Básica de Alimentação foram de R$ 578,93, R$ 576,69 e R$ 577,24 em Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco, respectivamente. Segundo a pesquisa o cálculo do gasto com a alimentação básica para uma família média de dois adultos e duas crianças (considerando que duas crianças correspondem a um adulto) envolve a multiplicação do valor da cesta básica individual por três.

Apesar dos preços acessíveis da cesta básica em novembro, o arroz parboilizado apresentou aumento de (1,77%) em Dois Vizinhos, (1,43%) em Francisco Beltrão, com uma leve diminuição em Pato Branco (-0,37%). O açúcar cristal subiu em Francisco Beltrão (3,18%) e Pato Branco (0,44%), enquanto Dois Vizinhos teve uma queda (-0,08%), explicada pelo aumento das exportações, reduzindo a oferta interna.

A carne bovina teve aumento em Francisco Beltrão (1,23%) e queda em Dois Vizinhos (-0,17%) e Pato Branco (-1,89%), atribuído ao bom desempenho das exportações, resultando em menor disponibilidade interna e elevação dos preços no varejo, conforme o Dieese.

O tomate registrou quedas expressivas em Dois Vizinhos (-12,41%) e Francisco Beltrão (-21,65%), enquanto em Pato Branco houve um aumento de 0,72% no preço médio do quilo. O café em pó teve redução de preços em Dois Vizinhos (-8,43) e Francisco Beltrão (-1,41%), mas um aumento de (2,42%) em Pato Branco.

Quanto ao leite integral, Dois Vizinhos apresentou queda de (-0,37%), Francisco Beltrão registrou aumento (4,55%), e em Pato Branco ocorreu uma diminuição de (-0,66%). A redução nos preços do leite está relacionada ao aumento das importações, ampliando a oferta de leite UHT.

A jornada de trabalho necessária para adquirir a cesta básica é proporcional às variações do valor mensal. Em outubro de 2023, o tempo médio necessário para adquirir a cesta básica individual foi de 96h e 29m em Dois Vizinhos, 96h e 07m em Francisco Beltrão, e 96h e 13m em Pato Branco. Em novembro, o salário-mínimo deveria ter sido de R$ 4.849,40 em Pato Branco, tanto o bruto quanto líquido (R$ 1.320,00), mostrando-se insuficiente para a aquisição da Cesta Básica de Alimentos familiar.