Custo da Cesta Básica de Alimentos aumenta em Pato Branco e Francisco Beltrão, e reduz em Dois Vizinhos

Pesquisa realizada mensalmente pelo Grupo de pesquisa em Economia, Agricultura e Desenvolvimento (GPEAD) do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, apontou que, entre os meses de setembro e outubro, o custo médio da Cesta Básica de Alimentos (CBA) apresentou redução em Dois Vizinhos (-0,33%) elevações em Francisco Beltrão (2,01%) e em Pato Branco (1,46%). O custo da cesta em outubro foi de R$ 581,60 em Dois Vizinhos, R$ 578,40 em Francisco Beltrão e R$ 581,28 em Pato Branco, assim como no mês anterior, Dois Vizinhos segue com a cesta de maior valor e Francisco Beltrão com a de menor valor.

Nas localidades pesquisadas pelo GPEAD, o feijão preto apresentou alta de preços em Francisco Beltrão (0,49%) e Pato Branco (4,71%), bem como ausência de variação em Dois Vizinhos. Em sequência, o tomate apresentou queda de (-1,05%) em Dois Vizinhos, (-2,50%) em Francisco Beltrão e (-1,71%) em Pato Branco. Já a batata, teve uma alta de preços em Dois Vizinhos (0,05%), (48,78%) em Francisco Beltrão e (48,78%) em Pato Branco.

Ainda sobre aumento de custo, o arroz do tipo parboilizado, apresentou alta de (6,41%) em Dois Vizinhos, (6,60%) em Francisco Beltrão e (1,63%) em Pato Branco. Nas localidades pesquisadas, o preço do pão francês teve alta em Francisco Beltrão (2,79%) queda em Dois Vizinhos (-1,73%) e em Pato Branco (-2,03%). Por fim, o preço médio do açúcar do tipo cristal obteve alta em Francisco Beltrão (2,55%) e em Pato Branco (2,70%), e uma queda de (-1,09%) em Dois Vizinhos.

O cálculo do valor gasto com a alimentação básica para uma família de tamanho médio 02 adultos e duas crianças (considerando que 02 crianças correspondem a 01 adulto) exige a multiplicação do valor monetário da cesta básica individual por três, levando isso em consideração a jornada de trabalho necessária para adquirir a cesta básica é proporcional às variações do valor mensal desta. Em outubro de 2023, o tempo médio necessário para adquirir a cesta básica individual foi de 96h e 56m, em Dois Vizinhos; de 96h e 24m, em Francisco Beltrão e de 96h e 53m, em Francisco Beltrão. Portanto, o trabalhador precisaria cumprir uma jornada de trabalho superior ao limite estabelecido pela CLT.

Considerando os dados apurados para o mês de outubro, o salário-mínimo nacional, tanto o bruto R$ 1.320,00 quanto o líquido R$ 1.221,00 mostraram-se insuficientes para assegurar a aquisição da Cesta Básica de Alimentos familiar.