Unioeste: Professora fala sobre prevenção do câncer bucal em Congresso Estadual

Na última semana, aconteceu o Congresso Estadual de Saúde Bucal no Serviço Público, em Curitiba-PR, onde a professora Adriane de Castro Martinez, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), apresentou o trabalho: Monitoramento das condições cancerizáveis e a prevenção do câncer bucal no Centro de Especialização Odontológica (CEO) da Unioeste em Cascavel.

Organizado pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná, o Congresso tem como objetivo incentivar e valorizar as pessoas que trabalham com o Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo uma troca de boas práticas em saúde bucal.

Segundo a professora a participação da Unioeste é muito importante no Congresso, pois é uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado na Universidade. “Levamos o trabalho que fazemos no CEO, que muitas vezes as pessoas desconhecem que é um serviço que a Universidade faz, que é vinculado ao SUS, e o nosso CEO é referência, é um CEO universitário, são poucos que existem no Brasil”, disse Adriane.

Centro de Especialização

O Centro de Especialização Odontológica da Unioeste é uma parceria entre o município, Estado e Universidade, e atende todos as 25 cidades que pertencem a 10ª Regional de Saúde. “Duas alunas minhas foram bolsistas Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica), e trabalharam na coleta dos dados, tanto das pesquisas delas, como nos dados de todos os atendimentos do CEO o que fez com que eu fizesse esse levantamento que apresentei no Congresso. Então é a parceria da Universidade com o serviço, levando o conhecimento para as pessoas”.

Além de apresentar o trabalho, a professora Adriane relata que o Congresso foi muito bom, pois pôde ver que egressos da Unioeste atuam no serviço público. “Eu fiquei muito feliz em reencontrar vários egressos da Unioeste participando do evento, alguns estão trabalhando na gestão do município que atua. É interessante ver como preparamos nossos alunos para que eles possam atuar de forma ativa no serviço público e até na gestão”, frisou.