Central de Notícias

Unioeste mapeia estruturas da rede de proteção à pessoa idosa de Toledo

O curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, mapeia as estruturas da Rede de Proteção Social à Pessoa Idosa do município. O mapeamento é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano de Toledo e coordenado pelas professoras Cristiane Carla Konno e Ana Carolina Becker Nisiide.

O projeto faz a coleta e tipificação dos dados das estruturas da rede pública municipal existentes em Toledo que compõem a rede de proteção social. Com os dados coletados, os participantes do projeto fazem o georreferenciamento pelo Google Maps dos equipamentos públicos que prestam atendimento às crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.

A coordenadora do projeto, professora Ana Carolina Becker Nisiide, explica que, com os dados em mãos, os equipamentos serão separados por ciclo de vida atendido (crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos) e lançados no Google Maps. “Com o mapeamento, gestores e munícipes poderão ter acesso aos dados gerais de funcionamento dos equipamentos, facilitando o acesso e planejamento das políticas públicas”, afirma a professora.

A secretária municipal de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento de Toledo, Rosiany Favareto, explica que, com os dados sobre os equipamentos públicos em mãos, o poder público poderá planejar as ações e políticas públicas voltadas à pessoa idosa, pois será possível saber em quais áreas é necessário avançar e quais os serviços que precisam ser implementados. “Desta forma, com o mapeamento será possível um controle social mais aprimorado dada a possibilidade de visualizar os locais de atendimento às pessoas idosas o que trará grandes avanços na política pública de atendimento às pessoas idosas no município de Toledo”, aponta Favareto.

Ainda de acordo com a secretária, através dos dados levantados será possível garantir a execução dos objetivos estabelecidos no Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, como: promover ações integradas nas diversas políticas voltadas à pessoa idosa de Toledo; dar visibilidade e garantia de dignidade à pessoa idosa; e delinear propostas que para fortalecer a permanência da pessoa idosa em convivência familiar. 

Assessoria de Comunicação Social

Daniel Schneider

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.