XII UNIPET: Campus de Toledo da Unioeste recebe os Programas de Educação Tutorial

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu o “XII UNIPET: Interação, Cultura e Conhecimento”, evento que reúne todos os Programas de Educação Tutorial (PET) da Unioeste. O encontro foi realizado no Teatro do campus de Toledo da Unioeste, com a organização dos PET’s de Filosofia, Química e Serviço Social.

O UNIPET teve a presença do pró-reitor de graduação da Unioeste, Eurides Küster de Macedo Júnior; do diretor-geral do campus de Toledo, Remi Schorn; da tutorara do PET Filosofia, Nelsi Kistemacher Welter; do tutor do PET de Ciência da Computação, Guilherme Galante; da tutora do PET Química, Conceição Alves Olguin; da tutora do PET Serviço Social, Cristiane Carla Konno; e dos estudantes dos PETs de Agronomia, Ciência da Computação, Filosofia, Química e Serviço Social.

O pró-reitor de graduação ressaltou a participação dos estudantes em atividades de extensão ao longo de sua formação universitária. “Este é um modelo desejável de formação, pois os estudantes acabam atuando com a integração do ensino, da pesquisa e da extensão em um só projeto”, avalia Eurides.

A tutora do PET Serviço Social afirmou que o UNIPET aprofunda a vida acadêmica dos estudantes ao mostrar a eles uma realidade diferente da que estão acostumados e, também, auxilia no ganho de qualidade da universidade ao promover uma integração entre alunos de diferentes cursos e diferentes campi universitários. “Neste evento, procuramos algo em comum dos PETs que agregue e fortaleça projetos como estes no país”, disse a professora.

O diretor-geral do campus de Toledo, professor Remi Schorn, enfatizou o trabalho desenvolvido pelos PETs na formação dos estudantes. “A escolha para o tema do UNIPET deste ano foi muito acertada, pois evidencia o que é feito cotidianamente na Universidade. Estes eventos proporcionam uma integração maior entre vocês (acadêmicos), que é onde se busca o crescimento. Viva a Universidade pública, que transforma o Brasil!”, disse.

A professora Nelsi, tutora do PET Filosofia, avalia que o UNIPET proporciona uma troca de conhecimentos e uma integração entre estudantes de diferentes áreas do conhecimento. “Durante a atividade, nós não descolamos uns dos outros em nenhum momento; os cinco PETs permaneceram integrados do início ao fim das atividades, fizeram as atividades juntos e a finalização foi linda. Outro ponto alto deste evento foram as atividades culturais. Nós abrimos com elas e contamos com participações culturais ao longo do dia, juntamente com a oficina de teatro proporcionada pela Secretaria de Cultura, que é parceira do campus de Toledo, parceira dos PETs e do nosso projeto de extensão, o Rede de Saberes”, explica.

O tutor do PET de Ciência da Computação, professor Guilherme Galante, explica que o UNIPET é uma oportunidade única para os tutores e para os estudantes terem uma integração com outros grupos PET para aprender com a experiência adquirida pelos demais programas. “Fizemos reuniões onde pudemos destacar alguns pontos em que é possível trabalhar em conjunto e melhorar o funcionamento dos diversos grupos. Então, avalio o UNIPET como uma oportunidade única e a organização está de parabéns pelo empenho e pela qualidade do evento”, avalia o professor.

Ao final do evento, os estudantes plantaram uma muda de graviola e uma muda de romã no campus.

Daniel Schneider