Unioeste: Curso de Engenharia Agrícola realiza I Dia de Campo

O primeiro Dia de Campo do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) já entrou para a história. O evento aconteceu na terça-feira (25) e quinta-feira (27), no Núcleo Experimental de Engenharia Agrícola (NEEA), em Cascavel, com o objetivo de mostrar ao público externo as diversas áreas do curso, que são: armazenamento, geoprocessamento, máquinas agrícolas, irrigação e construções rurais.

Segundo o professor e diretor do NEEA, Flávio Gurgacz, o evento é voltado á prática de extensão dos alunos. “Grande parte dos conteúdos que são vistos em sala de aula, estão expostos aqui (no Dia de Campo) para a comunidade externa, para o público no geral, para os estudantes, principalmente dos colégios agrícolas, pois é uma oportunidade de estarem presentes no evento e conhecerem o curso de Engenharia Agrícola”.

O Dia de Campo foi separado por “estações”, onde em cada uma os acadêmicos mostravam seus projetos realizados no curso. “Mostramos um pouco de cada área da engenharia, que é muito ampla e tem várias áreas de atuação, desde o plantio até a colheita, falando da parte de produção de alimentos, e também um pouco do que os laboratórios de engenharia da Unioeste fazem em estudos e experimentos”, explica Thiago Pereira, acadêmico do quarto ano do curso.

Ao todo, foram mais de 10 turmas de colégios agrícolas, além de produtores e demais visitantes. Sabrina Kunzler é aluna do Colégio Agrícola Estadual de Toledo e considera que o Dia de Campo a ajude a ter uma visão melhor do curso e a enxergar mais opções para o seu futuro. “É bem interessante essa experiência com todos os estudantes daqui (Unioeste), e acredito que isso irá complementar bastante na minha formação como técnica agropecuária e no meu futuro”, diz.

Tecnologia no Campo

Sempre tendo em vista a inovação, a Unioeste busca integrar a tecnologia na ciência, e nesse caso, no campo. “A Unioeste tem como tradição trazer muita tecnologia para a comunidade, através da formação de profissionais com bons conteúdos, trazendo tecnologia à população, desenvolvendo máquinas, equipamentos, técnicas muito inovadoras, nas mais diversas áreas. E aqui na área agrícola não é diferente, essas iniciativas que vêm de encontro com o agronegócio”, complementa Flávio.

O professor ainda afirma que percebeu um bom entusiasmo dos alunos em toda a organização e realização do evento, por isso existe uma grande expectativa para que sejam feitas outras edições. “Que esse seja o primeiro de muitos, é o que esperamos, temos um potencial muito bom de continuar promovendo e tornar o Dia de Campo realmente uma tradição”.

Texto: Maria Luiza De Marco
Fotos: Vinícius Pereira