Diretor Geral do Campus da Unioeste de Foz do Iguaçu visita a Universidade de Save - Maxixe em Moçambique e promove diversas atividades

O Diretor Geral do Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) de Foz do Iguaçu, Prof. Dr. Fernando José Martins, realizou uma visita à Universidade de Save - Maxixe, em Moçambique, com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação entre as duas instituições e promover atividades acadêmicas e científicas: como palestras, visitas a instituições e encontros com autoridades locais.

Entre as atividades, o professor Fernando realizou uma palestra destinada aos estudantes dos cursos de graduação da Universidade de Save – Maxixe. A palestra abordou temas relacionados à contribuição de Paulo Freire para os cursos de licenciaturas. Além desta, também foi ministrada uma palestra sobre a internacionalização, intercâmbios e possibilidades de diálogos com o Brasil, compartilhando sua experiência na área e destacando a importância da cooperação entre as universidades dos dois países.

Outra ação realizada foi um seminário sobre elaboração e divulgação científica, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa e da produção acadêmica na Universidade de Save - Maxixe. Foi realizada também uma capacitação com estudantes do Mestrado e com docentes, a fim de promover estratégias de supervisão de trabalhos de culminação de cursos e como elaborar, administrar e corrigir avaliações no ensino superior.

Durante a visita, o Prof. Dr. Fernando José Martins também teve a oportunidade de conhecer o Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Maxixe, onde trocou experiências e informações sobre os sistemas educacionais dos dois países. O professor realizou visitas a escolas da região de Maxixe, conhecendo de perto a realidade educacional local e trocando informações com professores e estudantes.

Um dos momentos marcantes da visita foi o encontro com o Reitor da Universidade de Save de Moçambique, Prof. Dr. Manuel José de Morais; com a Diretora do Campus Maxixe, Profa. Dra. Crisalita Djeco Funes e com a Diretora do Gabinete de Cooperação e Comunicação, Profa. Me. Nelia Zevute Macaringue. O encontro teve como objetivo discutir possibilidades de cooperação acadêmica e científica entre as duas instituições. Foram discutidos projetos de pesquisa conjunta, intercâmbios de estudantes e docentes, e outras formas de colaboração que podem contribuir para o fortalecimento da educação e da ciência nos dois países.

Os dias de atividades na Universidade de Save – Maxixe marcam um passo importante nas relações de cooperação entre as duas instituições e representa o compromisso da Unioeste em promover a internacionalização e a colaboração científica e acadêmica com instituições de ensino superior em outros países – além de contribuir para a formação de estudantes e docentes, amplia a visão de mundo e possibilita a troca de conhecimentos e experiências entre diferentes culturas, enriquecendo o ambiente acadêmico e científico de ambas as instituições.

Texto: Alexsander Marques