Seminário de Extensão da Unioeste encerra com valorização do acadêmico e transformação da comunidade

Fim da edição 2023 do Seminário de Extensão da Unioeste. O XXII SEU realizado durante toda a semana mais uma vez trouxe o melhor da universidade. A aproximação do que é produzido dentro da Instituição Pública com a comunidade.

Foram aproximadamente 2.500 inscritos, mais de 370 trabalhos apresentados em um evento que une todos os campi da Unioeste: Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo apresentando o que é possível fazer quando pesquisa, ciência e bons projetos são colocados em prática e transformam a sociedade, assim como lembrou o reitor da Unioeste Alexandre Webber, na cerimônia que deu início ao SEU “a extensão nos aproxima da comunidade e nosso papel é fazer que a comunidade perceba a importância da universidade, na prática, na realidade em que vivem. A universidade pública não apenas forma, ela transforma e a Unioeste tem cumprido esse papel no oeste e sudoeste do estado".

Além, da abertura no Teatro Municipal de Cascavel foram horas direcionadas aos encontros e debates: mesas-redondas, bate-papos, seminários, discussões, oficinas e minicursos realizados de forma on-line e paralelamente a isso aconteceram ações de integração entre todos os envolvidos e a população. No estacionamento da reitoria foi montada uma feira aberta com atrativos culinários, culturais e que contextualizavam o universo universitário. Enquanto isso, do lado de dentro dos prédios da reitoria e campus Cascavel estudantes do ensino médio eram recebidos para conhecer e viver um pouco do que é a Unioeste. Foram atividades direcionadas e interativas com cada visitante, apresentações culturais, realização de atividades esportivas, mostra de trabalhos, tudo compôs de forma muito especial o SEU.

“O Seminário de extensão é para os extensionistas e acadêmico, sem eles não tem razão de existir. Ele contou com muitos trabalhos, muitas participações, atividades artísticas, isso sem contar a comunidade externa que pode participar, como exemplo temos os alunos do ensino médio que conheceram o que é a nossa universidade”, analisa a coordenadora geral do SEU, Janete Ritter.

Desafio

Realizar um evento tão importante para a Unioeste é sempre transpor os desafios, um deles foi com relação ao início do calendário acadêmico, mas tudo aconteceu de maneira eficaz e foi além da expectativa “O fato de ser logo no início do calendário acadêmico em um primeiro momento causou preocupação. É possível afirmar que foi um SEU grandioso, tem algo bem importante a ser dito que mesmo nós, professores, mestres, doutores, através do Seminário conseguimos aprender também, e isso reflete um pouco a importância desse grande evento”, conclui a coordenadora.

SEU 2024

O grande papel do SEU, como lembrou a Pró-reitora de Extensão da Unioeste ,Fabiana Regina Veloso é chegar à comunidade “O que nós mostramos no seminário são ações realizadas dentro da universidade que gratificam e nos orgulham pelo caráter de transformação social que tem”. É por isso que com o fim do XXII Seminário de Extensão já se inicia o processo de realização de mais trabalhos, mais incentivo dentro dos campi e colocando em prática na comunidade para que no próximo, em 2024, essa grande celebração do que é produzido dentro da Universidade seja um novo sucesso. Aliás, o XXIII SEU já tem campus sede: o evento será em Foz do Iguaçu.

Texto: Thiago Leandro