Pós Bienal da Unioeste mostra a diversidade estudantil na instituição

Nos dias 17 e 18 de março aconteceu a Pós Bienal da Unioeste: ‘vertentes de um rio na educação’, no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O evento foi organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) Voz Ativa, e contou com a participação de acadêmicos de todos os campus e estudantes secundaristas de colégios de Cascavel.

O Diretor de Campus, Aníbal Mantovani Diniz, ressalta o trabalho dos estudantes para a realização do evento. "O papel do campus na Pós Bienal da Unioeste é apoiar e incentivar os estudantes, pois nós estamos percebendo a diferença que essa mobilização está trazendo para a instituição. É a primeira vez que estamos vendo, depois da pandemia os estudantes realizando um evento juntos, isso nos motiva, nos alegra e eu quero que isso prospere. Então foram os estudantes que organizaram, e nós como universidade, adoramos ver essa mobilização acontecendo".

“O evento é aberto à comunidade, principalmente para o ensino médio onde a gente busca a adesão pelo ensino público. Então para além dos acadêmicos, docentes e técnicos da universidade, queremos expandir a cultura e a arte, fazendo com que a educação também seja uma roda de conversa, trabalhando as diferentes personalidades que nós temos dentro da universidade”, disse o estudante de Fisioterapia do campus de Cascavel e representante da Assistência Estudantil do DCE Voz Ativa, Renan Crespi Haveroth.

Trazendo um pouco do que foi a 13ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), a Pós Bienal da Unioeste surge da necessidade de colocar o estudante como parte da construção social, onde a sua existência é parte fundamental do conhecimento. Foram realizadas ações de oficinas culturais, festival de música e rodas de conversa na temática das diversidades, a mulher na educação, negritude, LGBTI+, acessibilidade, pesquisa, ciência e a importância do movimento estudantil no processo de formação.

Assessoria de Comunicação Social