Projeto Rondon: Equipe da Unioeste embarca para ações na Bahia

Embarcou nesta quarta-feira (25) para o estado da Bahia uma equipe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para  Operação “Portal do Sertão”,  promovida pelo Projeto Rondon, que acontece de 26 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023. O projeto, tem como objetivo levar assistência técnica e social às comunidades carentes do interior do país.

De acordo com os coordenadores da esquipe da Unioeste, professor Marcos Freitas de Moraes e a professora Adriane de Castro Martinez, a equipe da Unioeste irá se juntar com a equipe da Universidade de Alfenas, de Belo Horizonte, para atuar no município de Irará na Bahia. A  equipe fará ações que envolvem as temáticas de Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Comunicação chamada de Conjunto "B" de ações. "É a primeira vez que eu e a professora Adriane vamos coordenar uma equipe do conjunto B, porque sempre fomos coordenadores do Conjunto A de ações, que são Saúde, Educação, Cultura, Direito e Justiça, então, estamos tão apreensivos quanto os acadêmicos. As oficinas são diferenciadas, mais voltadas à comunidade ao contrário do que sempre fizemos, com formações direcionadas aos agentes de saúde, professores, conselheiros tutelares por exemplo. Mas confiamos muito na equipe, na competência de cada um dos acadêmicos e pela união que conseguimos formar na equipe, durante as formações que fizemos presencialmente. Aproveitando a oportunidade, gostaria de agradecer a todos os diretores dos campi e os responsáveis pelos setores do transporte que nos ajudaram no deslocamento da equipe para as formações, foi de suma importância. Quanto a expectativa em relação ao município, Irará está nos recebendo de braços abertos, a gestão municipal se demonstrou muita atenciosa com a nossa chegada e no período de atuação, está tudo encaminhado para nos receber. Lembrando que o Projeto Rondon é sempre UMA LIÇÃO DE VIDA E CIDADANIA!", disse o professor.

O reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, acompanha a equipe nesta viagem que é formada pelos acadêmicas: Bruna Quadro (Fisioterapia – Campus/Cascavel), Caroline Oliveira Elis Ribeiro, Mayara Lima e Paola Bueno (Enfermagem – Campus/Foz do Iguaçu), Dâmaris Albrecht (Secretariado Executivo – Campus/Toledo), Isadora Flessak (Administração – Campus/Francisco Beltrão) e pelo acadêmico Gabryel Peixoto (Engenharia Civil – Campus/Cascavel).

Marcos ainda explicou que a Operação Portal do Sertão irá atender 12 municípios com a participação de 24 universidades e 250 pessoas entre acadêmicos e professores de diversos estados brasileiros. Acompanhe as atividades da nossa equipe pelos canais oficias da Unioeste @unioestepr, @proex.unioeste e @projetorondonmd e no instagram da @unioestenorondon.

Projeto Rondon

O Projeto criado em 1968, é uma iniciativa interministerial, organizada pelo governo federal, em parceria com universidades de todo o país. Além de ser considerado o maior projeto de extensão do Brasil, também é responsável por contribuir com o desenvolvimento dos universitários participantes e das comunidades assistidas. Através da vivência os estudantes propõem soluções e colocam em práticas iniciativas que buscam a melhora na qualidade de vida da região.