Francisco Beltrão: Seminário de Extensão termina hoje com mais de mil participantes

Hoje encerra-se o Seminário de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Foram três dias com programações que envolveram docentes, estudantes e toda a comunidade interna e externa. Sediado no Campus de Francisco Beltrão, essa edição do SEU foi a primeira a ser realizada de forma semipresencial nos cinco campi da Universidade (Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo) e ainda de forma remota.

Durante os três dias do evento foram promovidas diversas apresentações de trabalho, oficinas, minicursos, mesas redondas e palestras, além do projeto Unioeste na Comunidade, que foi até o Colégio Estadual Léo Flach, em Francisco Beltrão, realizando a aferição de pressão, teste de glicemia para prevenção de diabetes, orientação nutricional, avaliação odontológica, prevenção de ISTs e oficinas para professores, funcionários, alunos, além de receber a comunidade.

Ao todo foram 1490 inscritos, sendo 324 inscrições como apresentadores e 1.166 ouvintes, 49 salas de com 245 apresentação de trabalhos na forma de comunicação oral, remoto, 48 oficinas e minicursos contando com as atividades presenciais, remotas e Unioeste na Comunidade.

Também fazem parte da extensão universitária esporte e cultura. Pensando nisso, a noite de ontem do seminário contou com apresentações culturais no Artepapo, evento organizado para ser um espaço para ouvir, relaxar, assistir e comentar sobre temas artísticos e culturais. Se apresentaram no Artepapo acadêmicos da Unioeste, mostrando os talentos na viola caipira, desenho, dança e no blues.

Para a pró-reitora de extensão da Unioeste, Fabiana Veloso, o evento encerra com o sentimento de satisfação. “É uma satisfação ter a oportunidade de mostrar as ações extensionistas à comunidade; de ver os estudantes envolvidos com os trabalhos das oficinas na comunidade; de perceber a seriedade com que os professores, bolsistas e estudantes organizam seus trabalhos teóricos e práticos, os resumos expandidos e os resultados dos trabalhos”, destaca. “Este ano a organização ficou a encargo da equipe deste campus. Um grupo muito comprometido que se dedicou a realizar todos os detalhes com a melhor qualidade”, complementa Fabiana.

Os projetos de extensão aproximam os acadêmicos da comunidade e o seminário de extensão é um momento de compartilhamento dessas experiências. “A faculdade não é só estar dentro da aula para você aprender, não é só estudos, você precisa vivenciar os eventos que a universidade oferece porque ali você conhece pessoas e as atividades que a Universidade realiza”, destaca João Pedro Soares, acadêmico de Geografia no campus de Francisco Beltrão.

“Quando percebemos nosso estudante tão envolvido, feliz com sua participação e quando os debates trazem tantas experiências compartilhadas, que contribuem para a construção de processos melhores na nossa Universidade”, finaliza a pró-reitora.