Unioeste lança curso de Enfermagem para beneficiários da Reforma Agrária

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste realiza nesta sexta-feira o lançamento do curso de Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública, que é fruto de um convênio entre a Universidade e o Instituto Nacional de Educação na Reforma Agrária (INCRA).

A necessidade surgiu a partir de uma demanda trazida para a Instituição dos movimentos sociais do campo do estado do Paraná. Dessa maneira, o campus de Foz do Iguaçu abraçou a iniciativa e acolheu a demanda dos movimentos sociais do campo para formar profissionais a partir de uma perspectiva interdisciplinar com base nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), coerente com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de graduação em Enfermagem e com uma visão ampliada do processo saúde-doença.

Para o início do curso, foram ofertadas 42 vagas preenchidas por jovens e adultos que completaram o ensino médio e são oriundos de famílias beneficiárias das áreas de reforma agrária. O curso é oferecido em período integral, no regime de alternância, com Tempo Universidade e Tempo Comunidade, turma única, com duração de 4 anos e carga horária de 4.395 horas. Os docentesque ministrarão aulas no curso são da Unioeste, dos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.

A coordenadora do curso, Alessandra Rosa Carrijo, explicou a importância da alternância do aluno entre o tempo na Universidade e na comunidade. Ela informou que a alternância existe para que “o aluno não fique distante da sua realidade no campo”. Durante a época em que estará no campo, o acadêmico irá desenvolver atividades passadas pelos docentes e após o retorno serão realizados relatórios sobre elas.

O egresso deste curso terá a possibilidade de atuar em todas as dimensões dos processos de trabalho do enfermeiro: assistência, gerência, ensino e pesquisa, em diversos campos e contextos, desde comunidades, domicílios, unidades básicas de saúde, hospitais, clínicas, centros de pesquisa, consultórios, em uma ampla variedade de especialidades de atendimento à saúde em todas as fases do ciclo vital, sendo de extrema importância para o atendimento na realidade do campo e das áreas de reforma agrária.

O lançamento do curso ocorre hoje, presencialmente, às 19 horas, no Auditório Alcebíades Luiz Orlando, na Unioeste – campus Foz do Iguaçu.