Unioeste: Campus Toledo cede notebook a estudantes

Dois estudantes do curso de Ciências Sociais, do Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), receberam notebooks para auxiliar em seus estudos. Os aparelhos foram repassados por meio de um termo de cedência, assinado pelo professor Marco Antônio Arantes. Os dois estudantes são atendidos pelo Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Unioeste.

Lucindo Teodoro, um dos estudantes beneficiados com a cedência dos equipamentos, explica que o notebook vem equipado com programas que auxiliam na acessibilidade de pessoas com deficiência visual, como o Dosvox e o NVDA. “É um leitor de tela, e também um programa operacional, que contribui com o processo de estudos da pessoa com deficiência visual. Esses programas possibilitam que a pessoa cega tenha acesso aos livros digitalizados e outros recursos, como as redes sociais”, avalia o estudante, ressaltando ainda a importância do equipamento para que os alunos cegos possam continuar os seus estudos.

Outra acadêmica beneficiada, Juliana Nunes de Oliveira, relata como a cedência dos equipamentos auxilia no acompanhamento das aulas. “O note vai me ajudar na leitura dos textos das aulas e, também, nas anotações das aulas”.