Unioeste oferta curso profissionalizante para mulheres vítimas de violência

Numa parceria entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e  Delegacia da Mulher de Cascavel, teve início nesta segunda-feira (04) o curso de manicure para mulheres vítimas de violência doméstica e atendidas na Delegacia da Mulher de Cascavel.

O curso faz parte do projeto de extensão da Unioeste “Fortalecendo Vidas Ressignificando os Direitos da Mulheres”, coordenado pela professora Janete Ritter e tem quatro eixos principais de atuação: o da educação, trabalhos artesanais, saúde e profissionalizantes. “A nossa ideia é amparar essa mulher vítima de violência para além da questão jurídica”, comentou a professora lembrando que as atividades do projeto tiveram inicio no ano passado com a realização gratuita de mamografia.

Nesta primeira etapa, o curso que é totalmente gratuito, devido a pandemia, está sendo ofertado para 20 mulheres que durante 5 a 6 semanas terão aulas todas às segundas, terças e quartas-feiras, das 13h30 e 15h30, na sede da Delegacia. “Temos vagas para 40 mulheres mas para mantermos todos os protocolos de segurança devido à Covid ofertamos 20 vagas nesse primeiro momento”, explicou a coordenadora salientando ainda que as alunas poderão atender em suas comunidades com os kits doados e sob orientação da professora. “Além disso, o projeto conseguiu parceria com empresário de Cascavel para compra dos materiais com desconto para que essas mulheres possam continuar trabalhando”.

Janete comentou também que o projeto  vem sendo discutido e planejado desde 2019, quando a delegada procurou a Universidade para pensar numa ação conjunta para atender essas mulheres em situação de vunerabilidade. “Criamos este eixo no projeto pensando em como ajudar essas mulheres adquirirem sua independência financeira para que possam se libertar do agressor”.

O projeto tem uma amplitude maior, segundo a professora, e atenderá várias áreas, ou seja, promovendo ações como a criação de brinquedoteca na delegacia para os filhos das vítimas de agressão e está na busca de parcerias para realizar cursos na área de alimentação,  de solda e da construção civil. “Também estamos realizando rodas de conversa para escutar e de alguma forma amparar essas mulheres”.

Além da professora Janete também participaram da cerimônia de abertura do curso na Delegacia da Mulher em Cascavel o vice-reitor da Unioeste, professor Gilmar Ribeiro de Mello, a pró-reitora de Extensão Fabiana Regina Veloso, a delegalda da Mulher BarbaraStrapasson, a professora do curso Odete Molin e o vereador Edson Souza entre outras autoridades.