NÚCLEO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO SOBRE O OESTE DO PARANÁ (CEPEDAL)

Centro de Ciências Humanas, Letras e Educação – UNIOESTE, Campus Marechal Cândido Rondon

Finalidade e competências:

Órgão criado em 1989, responsável pela salvaguarda e preservação da história, memória e cultura do Oeste do Paraná e região de fronteira a ela vinculada. Também responsável pela disponibilização à consulta e manuseio cuidadoso de um conjunto diferenciado de documentos históricos datados desde o final da década de 1950, composto por jornais, revistas, fotografias, livros e trabalhos acadêmicos, mapas, fontes orais, fundos documentais, documentações de Prefeitura e Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, dentre outros.

Atualmente, o CEPEDAL ocupa um espaço de cerca de 500 metros quadrados em um edifício com área total de 2.070 metros quadrados. O edifício, concluído em 2020, foi construído com o uso de recursos captados junto ao edital MCT/FINEP/CT-INFRA e conta com apoio da Secretaria de Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná e com recursos da própria UNIOESTE, Campus de Marechal C. Rondon.

Importante destacar que as atividades desenvolvidas pelo CEPEDAL ao longo de seus mais de trinta anos de existência envolvem um conjunto diferenciado de temas, questões e ações e atingem um público-alvo que se estende aos docentes e discentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação de História, passando por outros cursos (como o programa de Graduação e Pós-Graduação de Geografia da UNIOESTE), até alcançar instituições públicas e privadas ligadas ao Estado e/ou à sociedade civil organizada.

Descrição dos serviços oferecidos:

- Oficinas de ensino e pesquisa em História, voltada ao trabalho de reflexão, contato e análise de fontes documentais pertencentes (ou não) ao acervo histórico;

- Oficinas de higienização, classificação e manuseio de fontes documentais pertencentes ao acervo histórico;

- Palestras e conferências sobre temas relacionados a história e a memória, o patrimônio, o poder, a cultura e democratização do saber;

- Visitações educativas orientadas com estudantes das escolas públicas e particulares de Marechal Cândido Rondon e região, nas modalidades Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Profissionalizante e Curso Superior Normal e Tecnólogo;

- Prestação de serviços de higienização, catalogação e digitalização documental para instituições estatais, públicas e/ou privadas, através de parcerias interinstitucionais e termos de convênio de cooperação técnico-científica e cultural.

Telefone: (45) 3284-7869

Página Eletrônica: https://www.unioeste.br/portal/campus-marechal-candido-rondon/nucleos-mcr/cepedal

Endereço para atendimento presencial e correspondência:

UNIOESTE, Campus Marechal Cândido Rondon. Prédio dos Programas de Pós-Graduação de História e Geografia – 1º. Andar, Sala 22.
Rua Pernambuco, 1777 – Bairro Universitário, CEP 85.960-000, Marechal Cândido Rondon – Paraná.

Dias e horários de Atendimento:

Segunda-feira a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00