Enfermagem da Unioeste participa de ações contra a COVID-19 em Foz

Enfermagem da Unioeste participa de ações contra a COVID-19 em Foz

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está integrando um esforço coletivo para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Docentes e acadêmicos, do Curso de Enfermagem da Unioeste-Foz, atenderam a solicitação da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, para atuar na campanha de vacinação contra Influenza, em face ao período epidemiológico de emergência. 

Desde a última segunda-feira (23/03), de forma voluntária, docentes e alunos do quarto e quinto ano do curso de Enfermagem da Unioeste Foz do Iguaçu estão envolvidos nos trabalhos da campanha de vacinação contra Influenza para a população com mais de 60 anos de idade do município. Para evitar a exposição dos idosos à COVID-19, a vacinação ocorre no domicílio, ou seja, casa a casa. A equipe da UNIOESTE integrou-se às equipes das 29 unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu, realizando a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Ademais, três veículos e um motorista da Universidade também foram cedidos. 

Neste final de semana (28 e 29/03), a ação se estendeu a vacinação em sistema de drive-thru, para atender especialmente idosos que residem em apartamentos, condomínios e áreas afastadas. "As universidades públicas brasileiras estão participando ativamente, em diferentes ações contra a pandemia e revelam seu importante papel em situações como essas. A Unioeste tem se mostrado presente em diferentes frentes, desde ações diretas como essa às pesquisas em curso sobre o vírus", analisa a docente Jossiana Wilke Faller, responsável pela organização da ação, em nome da universidade.

Apoio técnico e científico frente à pandemia

No campus de Foz do Iguaçu, o curso de Ciência da Computação está integrando um esforço coletivo para a produção de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde. As impressoras 3D produzidas em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu estão funcionando em ritmo acelerado para contribuir com a iniciativa.

De acordo com o professor de Ciência da Computação e um dos coordenadores do projeto da impressora 3D, Claudio Roberto Marquetto Mauricio, as máscaras conhecidas como face Shields são muito importantes para evitar o contato com aerossóis de pacientes em atendimento proporcionando maior segurança para os profissionais da saúde. “A iniciativa coletiva pretende atender a demanda de Foz do Iguaçu e região tendo cooperado com o Hospital Municipal e o Hospital Costa Cavalcanti para fornecer os equipamentos”, explicou.

Aulas seguem suspensas

De acordo com o ato executivo 021, considerando a necessidade de adoção de medidas de prevenção ao contágio pelo Coronavírus, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) manterá suspensa as atividades acadêmicas de graduação e pós-graduação por tempo indeterminado.

WhatsApp Image 2020 03 30 at 14.56.55WhatsApp Image 2020 03 27 at 21.44.19WhatsApp Image 2020 03 27 at 21.44.17

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.