Comunicado Oficial sobre o Coronavírus (Covid-19)

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, através de sua Reitoria, sob orientação dos órgãos de saúde: Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde do Paraná e Secretarias municipais de saúde, além da Superintendência Estadual de Ciência e Tecnologia do Paraná, informa que:

• Neste momento, não há recomendação para suspensão de atividades acadêmicas ou administrativas.
• Uma comissão estadual composta pelas sete universidades estaduais além da Seti e Sesa, estão planejando ações e medidas de prevenção e combate ao Novo Coronavírus, com o objetivo de evitar a transmissão do Covid-19 entre população paranaense.
• A capilaridade das universidades e o conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica tem se mostrado essenciais nessa fase inicial de diagnósticos da doença.
• Na próxima segunda-feira (16), às 10h, está marcada uma reunião ampla entre os diretores dos cinco campi da universidade, reitoria e demais áreas da comunidade acadêmica, para deliberações conjuntas.
• A cedência do prédio de Queimados para abrigar o hospital de campanha em Cascavel, é ação concreta, sendo disponibilizado para atendimento ao Centro de Operações em Emergências – COE.
• Está sendo feito o levantamento da capacidade de produção de Álcool em gel pela Farmácia Escola do campus de Cascavel, podendo-se assim avaliar a disponibilidade de atendimento a comunidade interna e externa da universidade.
• Os Diretores de Campi da Unioeste foram orientados para que alunos, professores ou servidores que tenham ido para áreas de risco ou que apresentem sintomas compatíveis com o Covid-19, procurem assistência e fiquem em isolamento em casa, evitando contato com pessoas, para que não exista possibilidade de contágio.

Além das ações diretas, os órgãos de saúde apresentam recomendações básicas, que surtem efeito eficaz contra a proliferação do Covid-19, sendo elas:

• Higiene frequente das mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70%
• Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos
• Evitar contato próximo com pessoas doentes
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
• Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente

Os pacientes que possam ser enquadrados como casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19), devem preferencialmente, entrar em contato com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde antes de procurar uma unidade de saúde de seu município.

Texto: Victor Hugo Junior