Informações Sobre o Vestibular

Vagas Asseguradas (reserva/cotas)

A reserva de vagas permanece a mesma utilizada nas últimas edições, ou seja, 50% das vagas são destinadas aos candidatos de Escola Pública (vaga EP) que realizaram e concluíram, exclusivamente, TODOS os seus estudos do ensino médio em escola pública do Brasil, desde que NÃO tenha curso de graduação concluído. No entanto, a partir do Vestibular 2023, 20% destas vagas são asseguradas àqueles que se autodeclararem preto ou pardo (vaga PP), desde que registrem a intenção de concorrer nessa vaga no ato da inscrição. Como se trata de uma parte da vaga Escola Pública, o candidato que se autodeclarar Preto ou Parto deve cumprir os requisitos para a vaga de Escola Pública e, se classificado no limite das vagas, submeter-se à avaliação de banca/comissão, sob pena de desclassificação em caso de não comparecimento ou não aprovação. Quando ofertado o curso de licenciatura em Letras/Libras, o candidato surdo tem prioridade de acesso, garantido na legislação em vigor.

Não é considerado apto para concorrer à vaga de Escola Pública ou para Pretos e Pardos o candidato que tenha cursado qualquer período do Ensino Médio em escola privada mesmo que tenha sido por meio de bolsa de qualquer natureza.

As demais vagas são para ampla concorrência.

Para além da oferta regular de vagas do curso, é assegurado à pessoa com deficiência 5% das vagas do curso (vaga PCD).
Esta vagas são exclusivas e ofertadas apenas no Vestibular, sendo que, no caso de não preenchimento, elas não podem ser ocupadas pelos demais candidatos.

Exemplificando:
Se consideramos um curso com 40 vagas, a distribuição ficaria assim:
  • 10 vagas serão para ingresso pelo Sisu para Escola Pública (2 para Pretos e Pardos)
  • 10 vagas serão para ingresso pelo Sisu para ampla concorrência
  • 10 vagas serão para ingresso pelo Vestibular para Escola Pública (2 para Pretos e Pardos)
  • 10 vagas serão para ingresso pelo Vestibular para ampla concorrência
  • 02 vagas serão para ingresso pelo vestibular para a pessoa com deficiência
Resumindo a relação Escola Pública x Ampla Concorrência na Unioeste fica desta forma:
  • 20 vagas serão reservadas para candidatos de Escola Pública (4 para Pretos e Pardos)
  • 20 vagas serão para ampla concorrência
  • 02 vagas serão para a pessoa com deficiência
Já a relação de vagas Vestibular x Sisu é demonstrada pela seguinte distribuição: