Ensalamento
Título: Investigação sobre materiais manipuláveis e jogos de matemática utilizados por professores no ensino de crianças surdas nos anos iniciais
Autoria: Odete Agostinho Fernando. Data da defesa: 17/12/2015.
Programa: PPGEn/Unioeste, Foz do Iguaçu - PR.
Banca Examinadora: Prof. Dr. Clodis Boscarioli (orientador), Profª Drª Tamara Cardoso André - coorientadora (PPGEn/Unioeste), Profª Drª Tânia Stella Bassoi (PPGEn/Unioeste) e Profª Drª Maria das Graças Cleophas Porto (UNILA).
Link para inserir no título:http://tede.unioeste.br/handle/tede/1022
Título: Investigação sobre materiais manipuláveis e jogos de matemática utilizados por professores no ensino de crianças surdas nos anos iniciais Autoria: Odete Agostinho Fernando. Data da defesa: 17/12/2015. Programa: PPGEn/Unioeste, Foz do Iguaçu - PR. Banca Examinadora: Prof. Dr. Clodis Boscarioli (orientador), Profª Drª Tamara Cardoso André - coorientadora (PPGEn/Unioeste), Profª Drª Tânia Stella Bassoi (PPGEn/Unioeste) e Profª Drª Maria das Graças Cleophas Porto (UNILA). Link para inserir no título:http://tede.unioeste.br/handle/tede/1022 |
Título: Investigação sobre materiais manipuláveis e jogos de matemática utilizados por professores no ensino de crianças surdas nos anos iniciais Autoria: Odete Agostinho Fernando. Data da defesa: 17/12/2015. Programa: PPGEn/Unioeste, Foz do Iguaçu - PR. Banca Examinadora: Prof. Dr. Clodis Boscarioli (orientador), Profª Drª Tamara Cardoso André - coorientadora (PPGEn/Unioeste), Profª Drª Tânia Stella Bassoi (PPGEn/Unioeste) e Profª Drª Maria das Graças Cleophas Porto (UNILA). Link para inserir no título:http://tede.unioeste.br/handle/tede/1022 |
- ANDRADE, S. V. R.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R; SILVA, A. S. Dificuldades de inclusão das tecnologias digitais da informação e da comunicação na prática docente na perspectiva de professores do oeste do Paraná. Revista Encitec, v. 10, n. 3, p. 73-88, 2020.
- ANTÔNIO SILVA, D.; BOSCARIOLI, C.; PAIZAN, D. C. Percepções de professores de inglês de Foz do Iguaçu sobre o perfil de aprendizagem das novas gerações. Revista Pleiade, v. 14, n. 30, p. 5-17, 2020.
- ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. Indicaciones histórico-epistemológicas del uso de tecnologías digitales en la Educación Matemática brasileña. Paradigma, v. 41, n. 2 (extra), p. 1-26, 2020.
- DE SALES, A. B.; BOSCARIOLI, C. Uso de Tecnologias Digitais Sociais no Processo Colaborativo de Ensino e Aprendizagem. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 37, p. 82-98, 2020.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Informática na Educação no Ensino Fundamental I: Análise das Práticas da escola Aloys João Mann de Cascavel/PR. Indagatio Didactica, v. 12, n. 3, p. 265-284, 2020.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Práticas de computação desplugada como introdução ao desenvolvimento do pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 1-21, 2020.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Robótica educacional nos anos iniciais: o processo de implementação e avaliação em uma escola pública. Relatec: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 19, n. 2, 2020, p. 155-171, v. 19, n. 2, p. 155-171, 2020.
- KLAUS, V. L. C. A.; KAMINSKI, M. R.; ANTUNES, V. H. R. B.; BOSCARIOLI, C.; KLÜBER, T. E. As clássicas escolas filosóficas da matemática e o processo de ensinar: olhares de professores em formação continuada. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 15, n. 2, p. 1-25, 2020.
- LOPES, A. B.; BOSCARIOLI, C.; PEREIRA, E. N.; BEZERRA, R. C. Business Intelligence para apoio à gestão na construção civil: uma revisão sistemática da literatura. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 9, n. 1, p. 74-84, 2020.
- MIRANDA, R. H.; BOSCARIOLI, C. Utilização de metodologia multicritério para identificação de vetores concorrentes ao fomento de uma cultura de inovação organizacional. Revista Mosaicos: Estudos em Governança, Sustentabilidade e Inovação. v. 2, n. 1, p. 55-71, 2020.
- PAIZAN, D. C.; BOSCARIOLI, C.; CAMARGO, J. L. C.; MELLO, E. C. F.; OLIVEIRA, M. F.; SILVA, D. A. Tecnologias digitais e recursos educacionais abertos: reflexões a partir de uma formação de professores de língua inglesa. Ideação, v. 22, n. 2, p. 236-246, 2020.
- SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R.; BEDIN, M.; MELLO, E. C. F.; TAGLIETTI, M. Aspectos afetivos e de isolamento social na educação remota: Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem. Temas & Matizes, v. 14, n. 25, p. 35–69, 2020.
- SILVA, P. G. N. DA; BOSCARIOLI, C.; VERTUAN, R. E. Uma análise da trajetória do PDE-PR na perspectiva de professores formadores da área de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 9, n. 19, p. 602-623, 2020.
Artigos em Conferências
- DA LUZ DOS SANTOS, C.; BOSCARIOLI, C. Investigando o Uso de Tecnologias Digitais para o Enriquecimento Extracurricular para Altas Habilidades/Superdotação. In: XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2020, São Cristóvão/SE, 2020. v. 14.
- DA LUZ DOS SANTOS, C. ; BOSCARIOLI, C. . Altas Habilidades/Superdotação Em Foz Do Iguaçú/pr: Da Identificação ao Atendimento Educacional Especializado. In: XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2020, São Cristóvão/SE, 2020. v. 14.
- LOPES, A. B. ; BOSCARIOLI, C. ; MAXIMO, J. C,; FONTES, R. P. Iot for Inventory Management: Possibilities and Challenges. In: CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2020.
- MENEZES, L. P. G. ; SILVA, P. G. N. ; CORDEIRO, E. S. ; BOSCARIOLI, C. . E-Book Interativo para o Ensino de Álgebra: Reflexões do Processo de Criação. In: I CoBICET, 2020, Online. Anais do I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2020. p. 1-8.
- MILCZUK, S. S. ; PEREIRA, R. ; BOSCARIOLI, C. App coronavírus-SUS. In: IHC '20: XIX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2020, Diamantina Brazil. Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2020. p. 1-10.
- OLIVEIRA, N. M. ; VITERBO, J. ; BOSCARIOLI, C. . Disrupção e Apropriação tecnológica: Uma experiência com AirBnB em um destino turístico não indutor. In: ISLA 2020, 2020, Online. 4th Information Systems in Latin America, 2020. p. 1-10.
- SCHNEIDER, G. ; BERNARDINI, F. ; BOSCARIOLI, C. . Teaching CT through Internet of Things in High School: Possibilities and Reflections. In: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2020, Uppsala. 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), 2020. p. 1-8.
- BOSCARIOLI, C.; BIM, S. A. Lixo eletrônico: consequências e possibilidades sustentáveis. In: Cristiano Maciel; José Viterbo. (Org.). Computação e Sociedade: A Sociedade - Volume 2. 1. ed. Cuiabá: EdUFMT, 2020, p. 236-258.
- BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R. Autoria e Produção de Conteúdos para o Ensino de Ciências por Alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I. In: Adriana Zilly; Paulo César Morales Mayer; Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho; Rosane Meire Munhak da Silva. (Org.). Jogos, vivências e tecnologias no ensino. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 2020, p. 55-72. [Disponível apenas na versão impressa]
- BOSCARIOLI, C.; KAMINSKI, M. R. Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino do Corpo Humano: exemplos de uso no Ensino Fundamental I. In: Adriana Zilly; Paulo César Morales Mayer; Reinaldo Antonio Silva-Sobrinho; Rosane Meire Munhak da Silva. (Org.). Jogos, vivências e tecnologias no ensino. 1. ed. Cascavel: Edunioeste, 2020, p. 35-54. [Disponível apenas na versão impressa]
- BOSCARIOLI, CLODIS; GALANTE, G.; RODRIGUES, L. A. Aplicações de Computação Paralela e Distribuída em Bioinformática. In: Scheila de Avila e Silva; Daniel Luis Notari; Gabriel Dall' Alba. (Org.). Bioinformática: Contexto Computacional e Aplicações. 1. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2020, p. 285-297.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Um resgate histórico da trajetória do uso das tecnologias digitais na rede municipal de ensino de Cascavel. In: João Carlos da Silva; Anderson Szeuczuk; Sander Fernando de Paula; Silvia Maria Soares do Prado. (Org.). Ensino de história e memória no contexto do oeste do Paraná. 1. ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2020, p. 247-263.
- BASTOS, T. B. M. C.; BOSCARIOLI, C. Pensamento computacional como competência transversal em metodologias ativas orientadas a problemas. Revista Pleiade, v. 12, n. 25, p. 153-169, 2019.
- CAMPOS, A. F. M.; ZILLY, A.; MOURA, C. B.; BOSCARIOLI, C. Conversando sobre Sexualidade por meio de um Objeto de Aprendizagem: Relato de Experiência. Revista Trilhas Pedagógicas, v. 9, p. 93-103, 2019.
- FELIPPSEN, E. A.; BOSCARIOLI, C. Explorando a interação com sensor gestual em sala de aula: o Leap Motion no ensino de crianças surdas. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 27, n. 2, p. 23-39, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Aprimoramento da própria prática pedagógica com tecnologias digitais com crianças do ensino fundamental: do Moodle ao pensamento pomputacional. RE@D - Revista Educação a Distância e Elearning, v. 2, n. 2, p. 45-64, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Uso do ambiente Code.org para ensino de programação no Ensino Fundamental I: Uma experiência no Desafio Hora do Código. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista - ENCITEC, v. 9, n. 1, p. 63-76, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; CUNHA, M. B., BOSCARIOLI, C. Jornalismo científico nas aulas: a visão de professores de uma escola de educação básica. Revista Ciências & Ideias, v. 10, n. 2, p. 1-15, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; RIBEIRO, R. G. T.; JUNKERFEURBOM, M. A.; BOSCARIOLI, C.; LUBECK, M. Uso de jogos digitais em práticas pedagógicas realizadas em distintos contextos escolares. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 21, n. 2, p. 288-312, 2019.
- KAMINSKI, M. R.; RIBEIRO, R. G. T.; LÜBECK, M. BOSCARIOLI, C. Tecnologias digitais para o ensino de matemática nas escolas indígenas: Importância e dificuldades. e-Mosaicos, v. 8, n. 17, p. 98-113, 2019.
- LINS, T. M.; BOSCARIOLI, C. A tecnologia nas Licenciaturas em Letras Português/Inglês das Universidades Públicas Paranaenses. Revista Alamedas (Unioeste Toledo), v. 7, n. 1, p. 111-129, 2019.
- MELLO, E. C. F.; BOSCARIOLI, C. Recursos educacionais abertos nas aulas de língua inglesa: Criação de atividades alinhadas à base nacional comum curricular. Revista Polyphonía, v. 30, n. 1, p. 120-132, 2019.
- OLIVEIRA, N. M.; BOSCARIOLI, C. Economia compartilhada e a plataforma AirBnB: uma análise bibliométrica. Ateliê do Turismo, v. 3, n. 2, p. 51-78, 2019.
- RAMON, R.; CAPPELIN, A.; FUZZO, R. A.; BOSCARIOLI, C. Formação docente online em educação financeira: uma proposta de saberes e práticas. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 290-315, 2019.
- RIBEIRO, R. G. T.; KAMINSKI, M. R.; LUBECK, M.; BOSCARIOLI, C. Pedagogical usage of digital technologies in an indigenous village in Brazil: Reflections and challenges. IxD&A - Interaction Design and Architecture, n. 41, p. 50-61, 2019.
- ANTUNES, V. H. R. B.; KLAUS, V. L. C. A.; BOSCARIOLI, C. Reflexões sobre a Educação Online e a Formação Continuada de Professores de Matemática da Educação Básica. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. XIII ENEM, 2019. p. 1-14.
- KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Estudo de Caso para Investigação, Avaliação e Redimensionamento da Própria Prática Pedagógica com Tecnologias Digitais. In: 8º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2019, Lisboa. Atas - Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, 2019. p. 267-276.
- KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. O Lúdico dos Jogos Digitais na Interpretação e Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Fundamental I: Um relato de uso. In: XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2019, Medellín. Anais do CIAEM 2019, 2019. p. 2-8.
- KLAUS, V. L. C. A.; ANTUNES, V. H. R. B.; FENNER, R. S.; BOSCARIOLI, C. Uma experiência de elaboração de curso em EAD para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2019, Londrina. EPREM 2019, 2019. p. 1-14.
- KLAUS, V. L. C. A.; KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Reflexão epistemológica sobre o uso de GeoGebra e Scratch no Ensino de Conteúdos Matemáticos. In: V Colóquio Luso-Brasileiro de Educação, 2019, Joinville. COLBEDUCA 2019, 2019. v. 4. p. 1-19.
- MELLO, E. C. F. ; FLORENCIO, P. J.; BOSCARIOLI, C. Oficina Ruídos na Comunicação: Interdisciplinaridade e o uso de Tecnologias Digitais. In: X Encontro Internacional de Letras, 2019, Foz do Iguaçu. XEIL 2019, 2019.
- PINTO, J. V.; CAPPELLI, C.; BOSCARIOLI, C. Uma Proposta de Formação Continuada em Literacia Digital no Contexto Pedagógico. In: IV Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos, 2019, São José do Rio Preto. CBEPF 2019. São José do Rio Preto: UNESP/IBILCE, 2019. p. 1-12.
- SCHNEIDER, G. ; BERNARDINI, F. ; BOSCARIOLI, C. Ensino do Pensamento Computacional por meio de Internet das Coisas: Possibilidades e Desafios. In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2019, Brasília. p. 169-178.
- VASCONCELOS, L. ; BARCELLOS, R. ; VITERBO, J. ; BERNARDINI, F. ; BOSCARIOLI, C. ; NUNES, E. How Factors that Influence Engagement Impact Users? Evaluations in Mobile App Stores. In: International Conference on Human-Computer Interaction, 2019, Orlando/EUA. Lecture Notes in Computer Science. Cham, Suíca: Springer, 2019. p. 571-584.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. A Modelagem Matemática como Metodologia para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio da Criação de Objetos de Aprendizagem. In: Amilton Rodrigo de Quadros Martins; Adelmo Antonio da Silva Eloy. (Org.). Educação Integral por meio do pensamento computacional: Letramento em programação: relatos de experiência e artigos científicos. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 144-171.
- RIBEIRO, H. A. S.; ARAUJO, V. G. L.; BOSCARIOLI, C. TI Verde: Avaliação da Utilização de Iniciativas em uma Instituição de Ensino Superior do Oeste do Paraná. In: Eliane Nascimento Pereira; Renata Camacho Bezerra. (Org.). Coletânea de Trabalhos do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS). 1. ed. Curitiba: Íthala, 2019, v. 1, p. 55-71.
- ANDRADE, S. V. R.; BOSCARIOLI, C.; PACHECO, S. M.; PINTO, J. V. A integração de objetos de aprendizagem e a resolução de problemas no ensino de matemática. Revista Científica Inovação e Tecnologia, v. 9, n. 23, p. 129-140, 2018.
- KAMINSKI, M. R.; BOSCARIOLI, C. Criação de jogos digitais na perspectiva de introdução à Modelagem Matemática nos anos iniciais. Revista Thema, v. 15, n. 4, p. 1538-1545, 2018.
- KAMINSKI, M. R.; SILVA, D. A.; BOSCARIOLI, C. Integrando educomunicação e gamificação como estratégia para ensinar sustentabilidade e alimentação saudável no 5º ano do ensino fundamental. Revista Prática Docente, v. 3, n. 2, p. 595-609, 2018.
- PINTO, J. V.; BOSCARIOLI, C. Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica: Reflexões sobre o processo de construção. Revista Educação em Debate, v. 40, n. 77, p. 49-66, 2018.
- PINTO, J. V.; CAPPELLI, C.; BOSCARIOLI, C. Letramento digital: uma revisão sistemática sobre o conceito para aplicação na área da educação. Revista Tecnologias na Educação, v. 28, p. 1-14, 2018.
- FELIPPSEN, E. A. ; BOSCARIOLI, C. Relatando o uso de Jogos na Revisão de Conteúdos de Raciocínio Lógico no Ensino Médio Técnico. In: Encontro Paranaense de Tecnologia na Educação Matemática, 2018, Apucarana. I EPTEM, 2018.
- KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Jogos Digitais para abordagem da temática Água nos Anos Iniciais. In: Encontro Nacional de Jogos e atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia - Level III, 2018, Foz do Iguaçu. III JALEQUIM, 2018.
- KAMINSKI, M. R. ; BOSCARIOLI, C. Production of Scratch Learning Objects by Elementary School Students. In: Conferência Latino-americana de Tecnologias de Aprendizagem, 2018, São Paulo. LACLO 2018, 2018.
- OLIVEIRA, L. S. L. ; BOSCARIOLI, C. ; VITERBO, J. Aplicando um modelo de avaliação de software open source para a seleção de ferramentas de BI em organizações públicas. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2018, Caxias do Sul. SBSI 2018, 2018.
- PINTO, J. V. ; BOSCARIOLI, C. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Distorções do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. In: VI Simpósio Nacional de Educação, 2018, Cascavel. Anais do VI Simpósio Nacional de Educação, 2018.
- PINTO, M. B. ; FELIPPSEN, E. A. ; BOSCARIOLI, C. Uma avaliação de softwares para o ensino de conceitos geográficos estruturantes. In: II Simpósio de Licenciaturas em Ciências Exatas e Computação, 2018, Palotina. SLEC 2018, 2018. v. 1. p. 96-102.
- WAGNER, K.; BOSCARIOLI, C. Reflexões sobre a Formação de Professores para Atuação no Ensino de Surdos. In: VI Simpósio Nacional da Educação, 2018, Cascavel. Anais do VI Simpósio Nacional da Educação, 2018.
- ZABOT, G. F.; KRUGER, G. R.; OYAMADA, M.; BOSCARIOLI, C. Um sistema para Extração de Informação em Faturas de Telefonia Móvel Corporativa. In: International Conference on Information Systems and Technology Management, 2018, São Paulo. CONTECSI 2018, 2018.
- SEGANTINI, J. H.; BOSCARIOLI, C. Visão diagnóstica do uso de tecnologias digitais nas escolas municipais de Foz do Iguaçu/PR. Revista Educação Online (PUCRJ), v. 1, n. 25, p. 124-140, 2017.
- SEGANTINI, J. H.; PEREIRA, E. N.; BOSCARIOLI, C. Compreendendo o perfil e atuação dos professores laboratoristas no Município de Foz do Iguaçu, PR. Pleiade, v. 11, n. 22, p. 34-45, 2017.
-
SILVA, D. A.; KAMINSKI, M. R.; FELIPPSEN, E. A.; BOSCARIOLI, C. A Perspectiva Docente do Uso da Wikipédia como Fonte de Pesquisa e na Prática Pedagógica em uma Escola Técnica do Paraná. In: I Congresso Científico Internacional da Wikipédia, 2017, Niterói. IWSC 2017, 2017.