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PIBID Interdisciplinar de Humanidades da Unioeste fortalece formação docente com ações em Educação Ambiental nas escolas de Toledo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, vem ampliando a formação prática de estudantes das licenciaturas em Ciências Sociais e Filosofia por meio do subprojeto Interdisciplinar, que desenvolve atividades voltadas à Educação Ambiental em três escolas públicas da cidade. A iniciativa aproxima os futuros professores da realidade da educação básica e estimula novas práticas pedagógicas alinhadas aos desafios contemporâneos.

O PIBID Interdisciplinar de Ciências Sociais e Filosofia (PIBID Humanidades) tem como foco principal inserir estudantes dos cursos de licenciatura na rotina da educação básica, especialmente no ensino médio. A proposta busca promover a experimentação docente e fortalecer a relação entre teoria e prática, contribuindo para a permanência e o engajamento dos acadêmicos na carreira do magistério.

Para o ciclo atual, que compreende o período de novembro de 2024 a outubro de 2026, o subprojeto adotou a Educação Ambiental como eixo norteador. A escolha responde à urgência de discutir temas como mudanças climáticas, antropoceno, modos de produção e consumo, relações entre humanos e não humanos, além de questões de etnicidade e gênero no cuidado com o planeta. A abordagem interdisciplinar inclui contribuições de disciplinas como Filosofia, Sociologia, Ética e Liderança, Cidadania e Civismo, Projeto de Vida e Geopolítica, ampliando as possibilidades de reflexão e intervenção pedagógica.

Segundo o coordenador do projeto, professor Carlos Renato Moiteiro, o PIBID tem sido decisivo para aproximar ainda mais a Unioeste das escolas públicas e fortalecer a formação docente dos licenciandos. “Ao vivenciarem o cotidiano escolar, os bolsistas aprendem na prática e devolvem à universidade reflexões importantes para melhorar o ensino. É uma troca real: levamos conhecimento acadêmico e recebemos da escola a experiência do chão da sala de aula. Esse movimento de ação, reflexão e ação permite que os estudantes compreendam os desafios da docência e desenvolvam segurança profissional. Muitos relatam que essa imersão tem sido fundamental para construir sua identidade enquanto futuros professores”, diz.

Atualmente, 24 estudantes participam do projeto como bolsistas, organizados em equipes interdisciplinares que atuam em três instituições de ensino de Toledo: o Colégio Estadual Jardim Europa, sob supervisão da professora Márcia Cristina Rodrigues da Silva da Conceição; o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, supervisionado pelo professor Aislan Jonis Estevam Bertolucci de Oliveira; e o Colégio Estadual Cívico-Militar Luiz Augusto Morais Rego, acompanhado pelas professoras Cristiane Regina Cemin e Marcolina Saievicz.

As atividades realizadas nas escolas envolvem ações práticas e formativas, como participação em feiras de ciências, campanhas de coleta de lixo eletrônico, debates, oficinas e projetos de conscientização ambiental. Entre os destaques recentes estão o júri simulado promovido com estudantes do Colégio Ayrton Senna, e a palestra com alunos do Colégio Jardim Europa, ambas realizadas na Unioeste.

“A escolha da Educação Ambiental como eixo do PIBID tem renovado as práticas pedagógicas dos nossos bolsistas e ampliado o engajamento dos estudantes nas escolas parceiras. A temática, por natureza interdisciplinar, desafia os licenciandos a criar metodologias ativas e projetos que conectam teoria e realidade. Isso tem aproximado os alunos de problemas concretos da comunidade, fortalecendo sua consciência crítica e responsabilidade socioambiental. Atividades como debates, júris simulados, palestras e ações nos colégios e no campus têm mostrado resultados muito positivos. Para os bolsistas, as formações e estudos também foram essenciais para aprofundar a temática e compreender o papel das Ciências Sociais e da Filosofia nesse processo”, menciona o professor Carlos Renato Moiteiro.

Além da atuação direta com as turmas do ensino fundamental e médio, os bolsistas participam de ampliações formativas promovidas pelo próprio PIBID. Já foram realizadas visitas técnicas ao Parque Ecológico Diva Paim Barth, ao Aquário Municipal e à Usina do Conhecimento, bem como encontros formativos, como a palestra remota com o sociólogo franco-brasileiro Michael Löwy. O grupo também integrou o III Seminário Integrado do PIBID, realizado dentro da programação do 1º Integra Unioeste.

A coordenação do subprojeto é realizada de forma compartilhada pelos professores Dr. Eric Gustavo Cardin, do curso de Ciências Sociais, e Dr. Carlos Renato Moiteiro, do curso de Filosofia, ambos do campus de Toledo. A coordenação de área, ocupada de maneira alternada, está atualmente sob responsabilidade do professor Carlos Renato.

Voltado à formação cidadã e ao fortalecimento da prática docente, o PIBID Interdisciplinar mantém também um perfil no Instagram, administrado pelos acadêmicos, para divulgar suas ações e ampliar o diálogo com a comunidade: @pibid_humanidades.

Texto: Alexsander Marques

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