O segundo dia do Encontro da Prematuridade, evento dedicado à educação em saúde e à sensibilização sobre o cuidado com bebês prematuros, integrando o movimento Novembro Roxo, mês mundial de conscientização. Durante o dia, acadêmicos e profissionais do HUOP assistiram palestras sobre: segurança, amamentação e sensibilidade oral de bebês prematuros.
A fisioterapeuta Mariana Boaretto falou sobre a importância de ações voltadas ao tema “Em encontros e congressos como o que acontece no HUOP, falamos de um cuidado específico de prematuros dentro de uma unidade de terapia intensiva, de cuidados intermediários, ele envolve todos os profissionais que estão ali na assistência. Então, esses momentos de reunir toda a equipe, mostrar, debater vários assuntos que estão integrados no cuidado do recém-nascido, ele é importante e enriquecedor.”
Assim como Mariana, a diretora de enfermagem Sara Treccossi também explica a relevância do encontro, “Esses eventos são fundamentais para dar visibilidade à causa da prematuridade, que ainda é um desafio de saúde pública.”
Além das palestras, foram realizadas atividades de integração, seguida da cerimônia de encerramento do evento.