A pesquisa realizada pelo pós-doutorando Pablo Jonas Camilo, sob supervisão do professor Fernando dos Santos Sampaio, marcou presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). O estudo aborda a participação do cooperativismo no desenvolvimento sustentável de programas educacionais locais.
Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, campus de Francisco Beltrão, o trabalho integra o livro “Olhares sobre a educação: a dinâmica do Programa A União Faz a Vida na contribuição para o alcance dos ODS da Agenda 2030”. A pesquisa de Camilo, intitulada “Programa A União Faz a Vida: impactos no sudoeste paranaense sob a perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, analisa efeitos da iniciativa na região.
Idealizado por André Alves de Assis, gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, o livro foi entregue durante a COP 30 ao diretor executivo do Pacto Global da ONU, Guilherme Xavier, e ao diretor-chefe da Coalizão Local 2030, Sébastien Vauzelle.
A entrega simboliza o reconhecimento da produção científica da Unioeste e reforça como iniciativas educacionais locais e práticas cooperativistas podem servir de referência para o cumprimento das metas globais de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela ONU.