Iniciativa busca aprimorar a qualidade e fortalecer o planejamento institucional da Universidade
A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) deu início ao processo de Autoavaliação Institucional 2025, disponibilizando os questionários de avaliação voltados à comunidade interna e externa da Universidade.
O questionário estará disponível até o dia 19 de dezembro de 2025 e pode ser acessado pelo link: https://forms.cloud.microsoft/r/N3V04327PY ou pelo QR Code disponibilizados pela CPA.

A participação é aberta a docentes, discentes da graduação e da pós-graduação, agentes universitários, servidores do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), alunos dos cursos de graduação EaD (NEADUNI) e à comunidade externa.
Os questionários estão organizados por categoria e devem ser respondidos conforme o vínculo do participante com a instituição. Caso o participante pertença a mais de uma categoria (por exemplo, agente universitário e discente), deve preencher um questionário para cada categoria de forma independente.
A Autoavaliação Institucional integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como principal objetivo coletar informações sobre a realidade da Unioeste, identificando potencialidades, desafios e oportunidades de melhoria. Os resultados servirão de subsídio para o planejamento estratégico e o aprimoramento da qualidade institucional em todas as áreas da Universidade.
A presidente da CPA, professora Elenita Conegero Pastor, explica que o processo de autoavaliação está estruturado de acordo com os seis eixos e as onze dimensões do Sinaes.
“As dimensões da avaliação institucional da Unioeste estão alinhadas às diretrizes do SINAES e contemplam aspectos como as políticas de ensino, pesquisa e extensão, a responsabilidade social, a gestão administrativa, a infraestrutura física, as políticas de pessoal, a área didático-pedagógica e o atendimento aos estudantes”, destaca a professora.
Segundo Elenita, a autoavaliação é um instrumento estratégico de gestão e de participação democrática.
“A análise das atividades, cursos, programas e projetos possibilita aprimorar a qualidade do ensino, a eficácia institucional e a efetividade acadêmica e social da Universidade. Esse processo também contribui para a tomada de decisões pelos gestores, orientando a organização e o desenvolvimento de ações de melhoria contínua”, complementa.
Lançamento durante o Integra Unioeste
O lançamento oficial da aplicação dos questionários ocorreu durante o INTEGRA UNIOESTE, realizado entre os dias 3 e 6 de novembro, no campus de Toledo. Na ocasião, a presidente da comissão, professora Elenita Conegero Pastor, e a assessora da CPA, Mariana de Lara Hermann, apresentaram o processo de autoavaliação à comunidade acadêmica, esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento da CPA e a importância da participação de todos os segmentos. O momento também foi marcado por um convite à reflexão e ao engajamento, reforçando a relevância da contribuição de cada pessoa para o fortalecimento institucional da Unioeste.