•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Paixão pela docência nasce na Unioeste e inspira carreira acadêmica

Dentre os muitos profissionais formados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), há aqueles que seguiram carreira acadêmica inspirados pela própria vivência na instituição. É o caso do professor de Letras Português/Espanhol Luciano Marcos dos Santos, servidor concursado do Instituto Federal do Paraná (IFPR) desde 2010.

Luciano cursou Letras – Português, com habilitação em Língua Espanhola, na Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, entre 1998 e 2002. No mesmo ano, iniciou a especialização lato sensu em Ensino de Língua e Literatura Espanhola, também na instituição. Em 2003, começou a lecionar na universidade onde se formou, por meio de contrato temporário (PSS), e passou a desenvolver atividades ligadas ao ensino e à aprendizagem.

“Pude ampliar meu campo de atuação na Unioeste, enquanto docente contratado, ao ministrar aulas de Literatura Portuguesa, Prática de Ensino de Língua Espanhola e supervisionar estágios de docência em Língua Espanhola. Também orientei trabalhos de conclusão de curso na área de Letras, entre 2006 e 2008”, conta o professor.

O interesse pela vida acadêmica o levou a seguir na formação. Concluiu mestrado e doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, também pela Unioeste, pesquisando a língua Jopará, terceira mais falada no Paraguai, caracterizada pela mistura entre castelhano e guarani. No mestrado, analisou o tema sob uma perspectiva antropológica e sociológica. Já a tese de doutorado abordou o ethos linguístico, com base em estudos da retórica, análise do discurso e pragmática.

Egresso_Luciano_2.jpeg

Durante o doutorado, realizou estágio no Laboratório de Argumentação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), com bolsa da Capes, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. Foi um período intenso, em que se propôs a discutir a problemática da língua e da linguagem sob um enfoque interdisciplinar, em Ciências Sociais, no curto intervalo de dois anos. A experiência resultou em apresentações em eventos científicos e na publicação de livros e artigos.

Com um currículo sólido, experiência internacional e forte trajetória acadêmica, em 2010 Luciano conquistou a vaga de professor efetivo no IFPR, onde atua no ensino básico, técnico e tecnológico, em regime de dedicação exclusiva.

“Nessa instituição, tenho desenvolvido projetos de extensão e pesquisa que envolvem alunos e alunas bolsistas. Aprendo muito com eles, especialmente sobre informática e redes sociais”, destaca.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.