A professora Fabiana Frata Furlan Peres, docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Foz do Iguaçu e pesquisadora do Laboratório de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (LabCG), participou na semana passada do 15th Brazilian-German Frontiers of Science and Technology Symposium (BRAGFOST), em Mannheim, Alemanha.
O simpósio, promovido pela Fundação Alexander von Humboldt (AvH) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), reuniu aproximadamente 60 pesquisadores do Brasil e da Alemanha para promover colaboração científica internacional e debates interdisciplinares sobre ciência, tecnologia e inovação.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) e do Bacharelado em Ciência da Computação da Unioeste, Fabiana Frata também é membro da Comissão Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação (CERV-SBC). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo (USP), aprofundando suas pesquisas na área de tecnologias imersivas aplicadas à saúde e educação.
Pesquisa temas como realidade virtual, experiência do usuário, acessibilidade e educação imersiva, sendo uma das responsáveis por consolidar o LabCG como referência nacional em pesquisa e inovação tecnológica.
A participação no BRAGFOST reforça o reconhecimento internacional da produção científica da Unioeste e abre novas possibilidades de cooperação, incluindo o acesso ao programa CONNECT, que viabiliza visitas de trabalho entre os países participantes.