A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) estão mobilizados desde o fim de semana para auxiliar as vítimas do tornado que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, a cerca de 160 quilômetros de Cascavel.
Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de materiais de construção. Também é possível contribuir por meio de doação via PIX da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, utilizando a chave CNPJ 95.587/0001-99. Neste momento, não estão sendo recebidos roupas e calçados.

As doações podem ser entregues no protocolo da Reitoria da Unioeste em Cascavel, no protocolo do HUOP e nos halls das direções-gerais dos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
As arrecadações seguem até quinta-feira (13), ao meio-dia, para que os itens sejam encaminhados rapidamente às famílias atingidas.

O tornado atingiu Rio Bonito do Iguaçu por volta das 18h de sexta-feira (7). Cinco moradores da cidade e uma pessoa de Guarapuava morreram em decorrência do desastre. Segundo o Simepar, os ventos ultrapassaram 250 km/h, destruindo cerca de 80% da área urbana. Casas, comércios, escolas e repartições públicas foram completamente danificados.

Nesta segunda-feira (10), o secretário das Cidades do Paraná, Guto Silva, informou que o abastecimento de água já havia sido restabelecido e cerca de 50% da cidade contava com energia elétrica. A previsão é de que o serviço seja normalizado até terça-feira (11). Rio Bonito do Iguaçu tem aproximadamente 14 mil habitantes.

Além da arrecadação de donativos, a Unioeste também atua em outras frentes para contribuir com o atendimento emergencial e a recuperação da cidade.

Texto: Liliane Dias