A renovação do convênio entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, foi aprovada na manhã desta quinta-feira, 6 de novembro, durante votação na Câmara de Vereadores. A medida atualiza a Lei nº 5.055/2021 e garante a continuidade da parceria desenvolvida anteriormente pela Secretaria Municipal do Trabalho, Juventude e Capacitação, hoje integrada à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Melhor Idade.
O convênio reforça o funcionamento do cursinho mantido pela Unioeste desde 2005. A renovação inclui o pagamento de bolsas mensais para monitores (estudantes de graduação ou pós-graduação) que atuam diretamente no atendimento aos estudantes de colégios públicos. Com essa atualização, há expectativa de ampliação das vagas oferecidas, passando de cerca de 120 para aproximadamente 240 estudantes.
Para a coordenadora do cursinho, professora Dra. Berenice Borssoi Juraszek, a renovação contribui para a manutenção das atividades de extensão desenvolvidas na universidade e amplia as oportunidades de formação. “A renovação mantém a participação dos discentes da Unioeste e da Unila em projetos de extensão de caráter social, contribuindo para que mais estudantes da rede estadual pública se preparem e ingressem na universidade pública e gratuita do município. É um avanço importante para o projeto, que completou 20 anos em 2024”, afirmou.
O vereador Adnan El Sayed, que votou favoravelmente à proposta, destacou que, em 2021, apresentou indicação ao Executivo para apoiar o cursinho e ampliar o número de vagas. Ele lembrou que o convênio firmado em 2022 permitiu a realização das aulas tanto no campus da Unioeste quanto em centros de convivência nos bairros. “Pelos cursinhos gratuitos, pelas oportunidades de preparação para o Enem e o vestibular e pela ampliação das vagas, declaro meu voto favorável. A indicação apresentada em 2021 resultou no primeiro convênio na gestão anterior e agora segue com a atual administração, com a inclusão das bolsas para os monitores”, afirmou.
Sobre o cursinho
Criado em 2005, o Cursinho Pré-Vestibular da Unioeste é um curso gratuito preparatório para o Vestibular da universidade e para o Exame Nacional do Ensino Médio. Inicialmente voltado a estudantes da rede estadual pública e servidores da
instituição, o projeto começou com número reduzido de disciplinas e evoluiu ao longo dos anos com a integração de professores de diversas áreas.
O cursinho também contou com parcerias de outras instituições de ensino superior de Foz do Iguaçu. A Faculdade Uniamérica participou das primeiras edições, e, a partir de 2010, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana passou a integrar o projeto. Nas duas primeiras turmas, o cursinho atendeu 240 estudantes, com 37 aprovados na Unioeste.
Texto: Mohammad Ali Fayad