O Integra Unioeste 2025 — o maior evento acadêmico promovido pela instituição, foi aberto nesta segunda-feira (3) à noite pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no campus de Toledo. Até o dia 6 de novembro, a universidade apresenta seus projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, com 2.300 pessoas credenciadas.
O reitor da universidade, Alexandre Almeida Webber, disse que sempre defendeu uma universidade em sinergia com a comunidade. “Nós tínhamos de tirar a universidade de dentro da universidade, e isso vem acontecendo a cada dia”, comentou.
Ele conta que o Integra foi um evento planejado por anos e que agora se consolida nesse grande encontro. “O Integra foi algo tão sonhado e foi sendo construído ao longo desses anos. Cada pró-reitoria renunciou a um pouquinho do seu brilho solo para se somando a um brilho coletivo. Essa universidade saiu da fusão de quatro campi - e depois mais um incluído. Se cada cidade tivesse mantido sua instituição de ensino sozinha, não teríamos uma universidade. É essa fusão que a torna grande e importante para nossa região”, disse.
Uma das atividades do Integra é o Unioeste na Comunidade, que contou com o apoio da Prefeitura de Toledo, para promover atividades e serviços de interesse da população em diversas regiões da cidade. Também presente na cerimônia, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro (Republicanos), declarou se sentir em casa na Unioeste e elogiou a realização do evento. “Eu vejo o Integra Unioeste representando a universidade indo para a rua, indo para a cidade realizar aquilo que sabe e levando conhecimento com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade que precisa tanto. Como é bom a gente poder participar desse processo”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Toledo, Gabriel Baierle (União), também ressaltou a unidade entre o poder público municipal e a Unioeste. “Nunca houve um momento em que a Câmara teve um vínculo tão grande com a Unioeste como agora. Quantas conversas nós tivemos, quantos avanços. Imaginamos o desafio que é promover o Integra e que alegria terem escolhido Toledo para essa primeira edição”, disse.
O coordenador do evento, Victor Hugo Júnior, conta que, em 2020, quando a atual gestão assumiu a Reitoria, havia o projeto de reconectá-la à comunidade e hoje a Unioeste está presente em todos os grandes eventos da região, assim como tem promovido diversos encontros de discussão com a sociedade. “Levamos ciência, tecnologia e inovação para mostrar para a sociedade o que a Unioeste faz de melhor. O Integra começou a ser organizado no ano passado e desde o início deste ano tem uma equipe trabalhando efetivamente nele. E hoje o que temos aqui é um festival de saberes, de cultura, de de ciência, tecnologia e inovação.”, comemora.
O campus de Toledo recebeu a tarefa de promover essa primeira edição com um grande desafio a ser cumprido. “A palavra é ousadia. O Integra sintetiza a coragem da Unioeste de promover algo dessa magnitude com pesquisa, extensão, inovação, além do Unioeste na Comunidade. Toledo recebe com muito carinho cada um de vocês para o 1º Integra Unioeste”, declarou a diretora do campus, Patrícia Stafusa Sala Battisti.
Novas casas de estudantes
Durante a cerimônia de abertura, o reitor Alexandre de Almeida Webber anunciou a construção de cinco casas de estudantes, um em cada campi da instituição. Para isso, já estão garantidos R$14 milhões pelo governo do Estado, ou aproximadamente 3,5 milhões por campi, para a implantação desse projeto. “Não podemos aceitar que nenhum jovem abandone a universidade por falta de condições de moradia.”, declarou.
Eventos
O Integra Unioeste reúne o Encontro Anual de Iniciação Científica e Tecnológica (EAICti) e o Seminário de Extensão Universitária (SEU), além de diversas ações abertas à comunidade. Serão mais de mil apresentações e atividades, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Além das atividades acadêmicas, o Integra contará com lançamento de livro de poesias e fotografias, relatos de experiências sobre a curricularização da extensão, minicurso PetComp – Cascavel, e atrações culturais, como a Batalha de Bandas Unioeste.
Texto: Daniela Neves/Fotos: Luciano Palagano