Pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, estão participando do encontro da Rede Ibero-americana de Terminologia (RITERM), realizado na Universidad de Antioquia, em Medelín, na Colômbia. O evento ocorre entre os dias 29 e 31 de outubro e reúne pesquisadores de 11 países de diferentes continentes.
Os representantes da Unioeste, Dulcimar Albuquerque de Sousa e Joni Márcio Dorneles Fontella, desenvolvem pesquisas sobre as interfaces da Terminologia com o ensino de línguas para fins específicos, sob orientação da professora doutora Rosemary Irene Castañeda Zanette.
Doutoranda do programa, Dulcimar apresenta o trabalho “Arquivologia e língua espanhola nas universidades brasileiras: reflexões sobre suas ementas”, ainda em desenvolvimento. Já Joni Fontella, atualmente pós-doutorando na Unioeste e professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus de Lagarto, compartilhou os resultados de sua tese de doutorado intitulada “Termos do turismo em artigos acadêmicos: uma proposta de material didático”.
As duas pesquisas se complementam ao mostrar que o ensino de línguas pode ser aplicado em outras áreas, como Arquivologia e Turismo. Essa perspectiva amplia as possibilidades de atuação dos professores de idiomas, que podem contribuir para a formação de profissionais de diferentes campos e para a valorização da diversidade linguística e cultural do país.
A participação no evento também reforça as ações de internacionalização incentivadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).