•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Programa de Pós-Graduação em Geografia participa de trabalho de campo em Baixada Santista/São Paulo

Entre os dias 15 e 19 de outubro, discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, participaram de trabalho de campo na região da Baixada Santista (SP). O trabalho buscou promover uma compreensão crítica sobre as dinâmicas que envolvem o espaço urbano-industrial, as transformações ambientais e as políticas de sustentabilidade na região.

O itinerário contemplou visitas a diferentes pontos de interesse acadêmico e técnico, iniciando-se pela Vila Socó, em Cubatão. O local, historicamente marcado pelo acidente industrial de 1984, foi abordado como um caso emblemático de vulnerabilidade socioambiental e de reestruturação urbana diante de processos de degradação e recuperação ambiental. A visita possibilitou discutir os desafios da gestão de áreas de risco e da justiça ambiental em contextos urbanos periféricos. O discente de doutorado em Geografia, Reginaldo de Lima e Silva fez a mediação da atividade nos espaços visitados.

Na sequência, o grupo participou de visitas técnicas à empresa Birla Carbon e ao Porto de Santos, dois importantes agentes do complexo industrial e logístico da Baixada Santista. Na Birla Carbon, foi possível compreender os processos produtivos associados à indústria química e as estratégias de controle ambiental e gestão de resíduos adotadas pela empresa. Já no Porto de Santos, o enfoque recaiu sobre a infraestrutura portuária, a movimentação de cargas e os impactos socioambientais decorrentes da atividade portuária, bem como as iniciativas voltadas à sustentabilidade e mitigação de impactos.

O encerramento das atividades ocorreu no Parque Caminhos do Mar, unidade de conservação integrante do Parque Estadual da Serra do Mar. Nesse espaço, os participantes puderam observar aspectos da biodiversidade da Mata Atlântica, práticas de conservação ambiental e o patrimônio histórico-cultural relacionado à antiga estrada de ligação entre o planalto e o litoral paulista.

O trabalho de campo proporcionou uma vivência interdisciplinar, favorecendo a análise integrada entre os componentes físicos, sociais e econômicos do território. A experiência reafirmou a importância das atividades de campo na formação geográfica e ambiental, estimulando uma postura crítica diante das contradições entre desenvolvimento econômico, planejamento urbano e sustentabilidade na Baixada Santista.

Do Programa participaram os professores Ricardo Carvalho Leme (coordenador do trabalho de campo), Fernando dos Santos Sampaio (sub-coordenador do trabalho de campo), Rafaela Harumi Fujita e Rosana Cristina Biral Leme e discentes Daiane Cristina da Rocha, Eduarda Nazario, Emilly Diana Nicolini Comunello, Gleice Kellem Zarpelon, Luciano Francisco Lima de Mello e Reginado de Lima e Silva.

© 2025 Todos os direitos reservados.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.