•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste: Projeto de Auriculoterapia recebe dois prêmios em Congresso Mundial

O Projeto Aplicação de Auriculoterapia para melhora da qualidade de vida do Sudoeste do Paraná, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Biotecnologia Saúde e Ambiente do Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu dois prêmios no 3º Congresso Mundial de Medicina Integrativa Tradicional e Complementar, realizado, pela primeira vez no Brasil, dos dias 15 a 18 de outubro no Rio de Janeiro.

O projeto coordenado pela professora Gisele Arruda, do curso de Medicina e do Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) do Campus de Francisco Beltrão, e com a colaboração da professora Franciele Aní Caovilla Follador, foi premiado pela melhor pesquisa desenvolvida no Congresso e o melhor poster apresentado no evento. A pesquisa foi avaliada por dois comitês, um internacional e outro nacional. “Essas premiações mostram o reconhecimento e a grandiosidade que é o nosso projeto de aplicação da auriculoterapia para tratamento da saúde mental da população do Sudoeste do Paraná na Unioeste. Todos que passaram por esse projeto sabem da grandiosidade e do impacto que ele tem na vida da população e agora, o reconhecimento internacional”, comemorou a coordenadora que ainda agradeceu o incentivo das pró-reitoras de Extensão e Pesquisa da Instituição, o apoio financeiro do Proext-PG da Capes por meio do ExPos (Programa de Extensão na Pós-graduação da Unioeste) do PPGCAS e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio do Fundo Paraná.

De acordo com a coordenadora o Congresso reuniu pesquisadores de 70 países com mais de 840 trabalhos de pesquisa sendo que entre esses o projeto da Unioeste recebeu dois prêmios. “Isso mostra a relevância e impacto que tem na população e agora com reconhecimento mundial.

O Projeto

Em todo o mundo, evidências científicas mostram que a auriculoterapia pode ser uma terapia complementar significativa na cura de muitas doenças, como, por exemplo, dores agudas e crônicas, insônia, ansiedade, depressão e cessação do tabagismo. O projeto “Aplicação de auriculoterapia para melhora da qualidade de vida do Sudoeste do Paraná “, desenvolvido por professores e alunos do curso de Medicina e pelo PPGCAS do Campus de Francisco Beltrão visa levar esse tratamento a população do Sudoeste paranaense.

A iniciativa oferece atendimentos gratuitos à população do Sudoeste do Paraná, utilizando a técnica de auriculoterapia para promover cuidados e apoio à saúde mental.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Gisele Arruda, a atuação tem um grande impacto na população. “Vemos uma forte influência na extensão em toda a região. É muito gratificante ver os resultados e saber que estamos construindo algo de referência, que faz diferença na vida das pessoas”, destaca.

© 2025 Todos os direitos reservados.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.