•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste: Projeto de Auriculoterapia recebe dois prêmios em Congresso Mundial

O Projeto Aplicação de Auriculoterapia para melhora da qualidade de vida do Sudoeste do Paraná, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Biotecnologia Saúde e Ambiente do Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu dois prêmios no 3º Congresso Mundial de Medicina Integrativa Tradicional e Complementar, realizado, pela primeira vez no Brasil, dos dias 15 a 18 de outubro no Rio de Janeiro.

O projeto coordenado pela professora Gisele Arruda, do curso de Medicina e do Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) do Campus de Francisco Beltrão, e com a colaboração da professora Franciele Aní Caovilla Follador, foi premiado pela melhor pesquisa desenvolvida no Congresso e o melhor poster apresentado no evento. A pesquisa foi avaliada por dois comitês, um internacional e outro nacional. “Essas premiações mostram o reconhecimento e a grandiosidade que é o nosso projeto de aplicação da auriculoterapia para tratamento da saúde mental da população do Sudoeste do Paraná na Unioeste. Todos que passaram por esse projeto sabem da grandiosidade e do impacto que ele tem na vida da população e agora, o reconhecimento internacional”, comemorou a coordenadora que ainda agradeceu o incentivo das pró-reitoras de Extensão e Pesquisa da Instituição, o apoio financeiro do Proext-PG da Capes por meio do ExPos (Programa de Extensão na Pós-graduação da Unioeste) do PPGCAS e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) por meio do Fundo Paraná.

De acordo com a coordenadora o Congresso reuniu pesquisadores de 70 países com mais de 840 trabalhos de pesquisa sendo que entre esses o projeto da Unioeste recebeu dois prêmios. “Isso mostra a relevância e impacto que tem na população e agora com reconhecimento mundial.

O Projeto

Em todo o mundo, evidências científicas mostram que a auriculoterapia pode ser uma terapia complementar significativa na cura de muitas doenças, como, por exemplo, dores agudas e crônicas, insônia, ansiedade, depressão e cessação do tabagismo. O projeto “Aplicação de auriculoterapia para melhora da qualidade de vida do Sudoeste do Paraná “, desenvolvido por professores e alunos do curso de Medicina e pelo PPGCAS do Campus de Francisco Beltrão visa levar esse tratamento a população do Sudoeste paranaense.

A iniciativa oferece atendimentos gratuitos à população do Sudoeste do Paraná, utilizando a técnica de auriculoterapia para promover cuidados e apoio à saúde mental.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Gisele Arruda, a atuação tem um grande impacto na população. “Vemos uma forte influência na extensão em toda a região. É muito gratificante ver os resultados e saber que estamos construindo algo de referência, que faz diferença na vida das pessoas”, destaca.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.