•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Unioeste realiza cerimônia de premiação do 4º Prêmio Toledo BiodiverCIDADE

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, realizou, na última sexta-feira (17), a cerimônia de premiação do 4º Prêmio Toledo BiodiverCIDADE, iniciativa que reconhece e valoriza projetos e práticas pedagógicas voltadas à educação ambiental, sustentabilidade e conservação da biodiversidade. O evento integrou a programação de encerramento do VI Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais e da I Semana Integrada de Pós-Graduações do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE).

Criado em parceria entre a Prefeitura de Toledo, por meio das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unioeste, o prêmio nasceu como um desdobramento do Plano Municipal de Ação e Estratégias para a Biodiversidade. O objetivo é estimular, reconhecer e divulgar experiências locais voltadas à conservação da biodiversidade e à promoção da sustentabilidade socioambiental, reforçando o compromisso do município e da Universidade com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desde sua primeira edição, o Prêmio Toledo BiodiverCIDADE tem valorizado projetos pedagógicos desenvolvidos por escolas municipais, estaduais e instituições de ensino técnico, abrangendo da Educação Infantil ao Ensino Médio. As iniciativas premiadas demonstram como a educação ambiental pode ser uma ferramenta poderosa para formar cidadãos conscientes e comprometidos com um futuro mais sustentável.

Durante a abertura, o professor e coordenador do evento, Paulo Sanches fez um balanço do VI Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais. “Foram dezesseis palestras com especialistas renomados, incluindo pesquisadores nacionais e internacionais, o que exigiu muita dedicação. Este ano, inovamos ao integrar outros programas de pós-graduação do CECE, como Bioenergia, Engenharia Química, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, ampliando o alcance do congresso. Também incluímos atividades no período noturno, valorizando nossos cursos de graduação. Foram mais de 48 horas de evento e posso dizer com orgulho: missão dada, missão cumprida. Agradeço a todos os professores, parceiros e instituições que tornaram tudo isso possível”, enfatiza.

Para a Secretária Municipal de Educação, Janice Salvador, é muito bom ver na Universidade, professores, adolescentes e até crianças, mostrando que a educação ambiental começa no berço. “Mesmo com os pequeninos do CMEI, é possível desenvolver o compromisso com o meio ambiente e com o bem comum. Temos aqui escolas da cidade, dos distritos, de diferentes níveis, todas unidas por essa causa. Isso demonstra o engajamento da nossa rede educacional com a sustentabilidade. Em nome do prefeito Mario Costenaro, agradeço à Unioeste e às escolas por essa parceria tão significativa. Que essas boas ideias continuem frutificando por todo o nosso município”, diz.

Luciana Alves Fogaça, secretária do Meio Ambiente de Toledo, expressa sua alegria por estar celebrando os trabalhos voltados à educação ambiental de vários professores e estudantes. “Como educadora, sei o quanto é valioso quando o aprendizado vai além do quadro e dos livros, quando colocamos a mão na massa, o conhecimento se torna permanente. Vi projetos lindos, bem estruturados e cheios de propósito, especialmente com as crianças do CMEI, que aprendem desde cedo a transformar o reciclável em algo útil e divertido. Isso é sustentabilidade em ação. Precisamos continuar promovendo essas

iniciativas para conservar nossos rios, parques e a vida que nos cerca. Parabéns a todos os envolvidos e contem sempre com a Secretaria do Meio Ambiente para novas parcerias”, diz.

“É sempre uma alegria estar aqui na Unioeste, um espaço que constantemente nos traz boas notícias e iniciativas inspiradoras. Quero parabenizar a Universidade, a comissão organizadora e, especialmente, os professores da rede municipal e estadual pelo belíssimo trabalho nas escolas. As escolas aqui representadas mostram um engajamento exemplar de toda a comunidade escolar. O meio ambiente precisa ser tema diário, o óbvio deve ser dito sempre, para que possamos, pouco a pouco, transformar atitudes e construir um futuro melhor”, menciona a vereadora Marli, representando a Câmara Municipal de Toledo.

Categorias e trabalhos premiados

Os projetos foram avaliados por uma comissão formada por representantes da Secretaria de Educação, da Secretaria do Meio Ambiente e da Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Ciências e Tecnologias Ambientais. Entre os critérios estavam relevância, originalidade, impacto socioambiental, sustentabilidade e alinhamento aos ODS.

Na Categoria I (Educação Infantil e Ensino Fundamental I), o primeiro lugar foi para o projeto “Horta e Feira como recurso didático para auxiliar o aluno em sala de aula”, desenvolvido pela professora Vanessa dos Santos Rosa, da Escola Municipal São Francisco de Assis. A iniciativa alia educação ambiental e alimentação saudável, transformando o cultivo de hortaliças em um laboratório vivo de aprendizado.

O segundo lugar ficou com o projeto “A escola como espaço de formação para a saúde: um projeto educativo sobre a prevenção às arboviroses”, das professoras Rosimeri da Silva Conejo Rigo, Lourdes Aparecida Della Justina e Marcia Borin da Cunha, também da Escola São Francisco de Assis.

Já o terceiro lugar foi concedido ao trabalho “Práticas educativas de educação ambiental na Educação Infantil: um relato de experiência”, da professora Emanuelli Renosto, do CMEI Arlindo de Campos.

Na Categoria II (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), o primeiro lugar foi conquistado pelo projeto “Da escola para o mundo: ciência em ação – o letramento científico na educação básica”, da professora Dionéia Schauren, da Escola Estadual Jardim Porto Alegre.

O segundo lugar ficou com “Horta sustentável: educação ambiental através do cultivo de plantas medicinais no ensino de ciências”, coordenado pela professora Marucia Abdha Pires Arantes, da Escola Estadual de Dez de Maio.

Ao final da cerimônia, os premiados receberam certificados e homenagens, e os projetos vencedores foram apresentados ao público, inspirando novas ações nas escolas da região.

Texto: Alexsander Marques

© 2025 Todos os direitos reservados.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.