Nos dias 13 e 14 de outubro, a professora doutora Roselí Alves dos Santos, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – campus Francisco Beltrão, participou da I Jornada Internacional da Rede MÁSCARAS – Migrações Climáticas: causas, consequências e busca de soluções, realizada na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha.
O evento reuniu pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento para debater os impactos sociais das mudanças climáticas e suas implicações nos processos migratórios. A professora Roselí foi responsável pela mesa intitulada “Reconstrução de ruralidades no habitar: agroecologia frente ao agronegócio”, na qual apresentou reflexões e resultados de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Corpo, Gênero e Diversidade, do qual faz parte.
De acordo com a docente, a Rede MÁSCARAS é uma organização interuniversitária e interdisciplinar que busca promover o estudo e a ação frente às consequências sociais das mudanças climáticas, com ênfase nas migrações forçadas por causas ambientais. Nesta edição, o grupo da Unioeste apresentou discussões sobre a agroecologia como uma forma de viver e produzir no campo, ressaltando alternativas sustentáveis ao modelo hegemônico do agronegócio.
Durante sua participação, a professora também destacou resultados de estudos que apontam as consequências do uso intensivo de agrotóxicos, com foco nos impactos à saúde das mulheres — tema investigado pela pesquisadora Carolina Panis, também da Unioeste. Além disso, foram apresentadas ações de extensão voltadas à prevenção e promoção da saúde nas comunidades rurais.
A professora Roselí permanece na Espanha para participar do 29º Congresso da Asociación Española de Geografía, fortalecendo parcerias entre a Unioeste e a Universidade Complutense de Madrid. Durante o evento, dois livros produzidos em coautoria por pesquisadores das duas instituições foram lançados, consolidando os resultados de uma cooperação acadêmica construída ao longo dos últimos anos.