•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Conferência Anprotec 2025 começa em Foz do Iguaçu e debate inovação e empreendedorismo

Começou nesta segunda-feira (13) a 35ª Conferência Anprotec 2025, um dos principais eventos de inovação e empreendedorismo do país. Com o tema “Ecossistemas Colaborativos e Integrados ao Sistema Global”, o encontro reúne especialistas, gestores e representantes de instituições de todo o Brasil em Foz do Iguaçu.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que se destaca como um polo de conhecimento e inovação no Oeste do Paraná, é uma das organizadoras da conferência.

O evento discute os desafios e as oportunidades dos ambientes de inovação, com foco na colaboração entre universidades, empresas e poder público, além da conexão do Brasil com redes globais de tecnologia e empreendedorismo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a necessidade de estimular e gerar recursos para que as universidades se consolidem como polos de inovação.

“Precisamos nos unir e nos motivar para uma causa comum. No Paraná, o movimento da inovação está pulsante — é hora de aproveitar o momento e remar na mesma direção. Nosso papel é criar a cultura de que universidade e indústria se conectem. É possível unir essas esferas para que todos cresçam quando falamos em inovação”, afirmou Bona.

O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, reforçou o papel da universidade como base para o incentivo à inovação.

“As universidades públicas em especial, são a grande mola propulsora da inovação no país. Estarmos inseridos nessa discussão é fundamental para o avanço do nosso Estado e do nosso país”.

A professora doutora Maria da Piedade Araújo, diretora executiva da Agência de Inovação da Unioeste, ressaltou que a universidade tem investido fortemente em ações que estimulam o desenvolvimento de ideias inovadoras e a transformação do conhecimento acadêmico em soluções práticas para a sociedade.

“A Unioeste tem um papel fundamental nesse evento, como co-organizadora, com recursos da SETI. Está sendo muito importante porque é um evento nacional, com palestrantes internacionais e isso vai trazer muita visibilidade para a nossa universidade. Hoje, temos na Unioeste uma agência de inovação que cuida realmente da relação universidade e empresas, estamos trilhando em um caminho muito bom”.

A presidente da Anprotec, Adriana Faria, enfatizou a importância de fortalecer os ambientes de inovação.

“Esperamos, ao final desses três dias de evento, reforçar nossos ecossistemas e, principalmente, sermos capazes de propor políticas públicas que potencializem os agentes regionais de inovação”, destacou Adriana.

Durante os próximos dias, a Conferência Anprotec vai propor estratégias de governança, financiamento e internacionalização, além de promover um amplo networking entre os atores do ecossistema de inovação.

Reunião da Apiesp

Durante a conferência, os reitores que integram a Apiesp (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público), presidida pelo reitor da Unioeste, Alexandre Webber, participaram de uma reunião com o secretário da Seti, Aldo Bona.
O encontro discutiu temas pertinentes aos interesses das universidades, entre eles o desenvolvimento de pesquisas que gerem soluções para problemas enfrentados pela sociedade.

 

Texto: Thiago Leandro

Foto: Silvio vers/Unioeste

© 2025 Todos os direitos reservados.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.