•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Equipe da Unioeste é finalista do Hackatour Cataratas

Uma equipe formada por três estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Foz do Iguaçu, é finalista do Hackatour Cataratas, realizado neste final de semana no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu. A equipe Exploratur formada por Ingrid da Silva Thiel, Jonas do Carmo Soares, os dois estudantes do primeiro ano de Turismo, e João Quadros, do segundo ano de Ciências Contábeis, conquistou o segundo lugar da competição, com o produto Capivara Quest.

Mais de cem empreendedores, estudantes e entusiastas de tecnologia e turismo participaram da maratona tecnológica, na qual tiveram pouco mais de 48 horas para desenvolver soluções inovadoras para o turismo.

Os estudantes da Unioeste analisaram dados disponíveis sobre comportamento do turista de Foz do Iguaçu e perceberam que há incongruências em pesquisas realizadas por diferentes órgãos. Com o objetivo de coletar dados que possam fornecer informações sobre como aumentar o número de dias que os turistas passam por Foz e a média de gastos diários, eles criaram um aplicativo, que através de sistema de ‘gameficação’, estimula os visitantes a interagirem, respondendo perguntas sobre o que gostam de fazer, registrando lugares de passagem, conhecendo novos atrativos e, com isso, recebem pontos e são ranqueados para ativar benefícios.

Com suporte de mentores e conversando com especialistas da área, os três desenvolveram um produto que pode ter parceiros públicos e privados para a coleta de dados confiáveis sobre o comportamento de visitantes. Com a classificação nesta etapa, os estudantes continuarão recebendo ajuda de mentores e financeira para desenvolver o aplicativo.

“A ideia é trazer solução de hub de geração de dados. Ao promover esse suporte de destino inteligente, conseguimos transformar experiencia em dados, dados em análise e análise em resultado.”, explica João Quadros.

Maratona

Os projetos foram desenvolvidos durante a Maratona com base em demandas e gargalos previamente mapeados e filtrados junto ao trade turístico. Esta edição do Hackatour, que integra a programação paralela do Festival Internacional de Turismo das Cataratas (FIT Cataratas), teve como tema “Modo Speed: Dados, Tecnologia e Soluções para um Turismo Ágil.”

O projeto vencedor desta edição foi o Prisma, uma plataforma para empreendedores de pequenos hotéis e pousadas, que propõe centralizar e entregar informações de forma clara e resumida. A equipe vencedora foi formada por Allan Marcos Cardoso Garcia, Rafhael Pereira Zrenner, Thomas William de Oliveira e Vitor Gadonski, de Foz do Iguaçu, além de Otávio Preschlak Blauth, de Céu Azul.

O terceiro lugar ficou com a equipe 568, composta por Kaique Patricio de Sousa, Kauan Lopes, Pedro de Nigro e Patrick de Sousa, todos de Medianeira. Essas três equipes foram premiadas com valores entre R$ 2 mil e R$ 5 mil, além de serem classificadas para a etapa final do Super Hackathon 2025, ampliando a visibilidade de seus projetos. A premiação final ocorrerá durante o Summit Iguassu Valley, nos dias 9 e 10 de outubro, no Quinta das Marias, em Foz do Iguaçu.

Além disso, as equipes terão a oportunidade de expor suas soluções na Feira de Turismo e Negócios do Festival Internacional de Turismo Cataratas (FIT Cataratas), em junho de 2026.

Com informações da assessoria de comunicação do Hackatour Cataratas

Crédito da imagem: Jean Pavão/Saga fotografia

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.