•  
  • Português
  • English
  • Español

Central de Notícias

Laboratório da Unioeste desenvolve jogo imersivo para apoiar o ensino

O projeto GeoConnect: An Immersive VR Game for Learning Brazilian Geography, desenvolvido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, foi apresentado no Paraná Faz Ciência 2025. A iniciativa é conduzida por pesquisadores do Laboratório de Computação Gráfica (LabCG/Unioeste) e tem como objetivo apoiar o ensino de conceitos cartográficos por meio de um jogo educativo em realidade virtual.

Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o jogo propõe atividades de encaixe de peças do mapa do Brasil, com recursos de feedback visual, auditivo e tátil. A proposta busca estimular o raciocínio espacial e tornar o aprendizado mais dinâmico, imersivo e lúdico. A primeira versão do protótipo já foi implementada e testada em dispositivos de realidade virtual (HMDs), com foco em usabilidade e potencial pedagógico.

De acordo com um acadêmico do curso de Ciência da Computação da Unioeste, a experiência oferece uma nova forma de interação com o conteúdo. “O jogador precisa posicionar corretamente as regiões, estados e siglas no mapa do Brasil. É uma atividade que exige atenção e proporciona uma experiência diferenciada, mais complexa e imersiva que outros jogos, pois transmite a sensação de estar dentro do ambiente virtual”, destacou.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.