A quiralidade é um conceito central na química, especialmente nas áreas de química orgânica e bioquímica. É amplamente utilizada na caracterização de moléculas e no desenvolvimento de fármacos. Substâncias quirais possuem a capacidade de girar o plano da luz polarizada, fenômeno conhecido como atividade óptica.
Com o objetivo de explorar esse fenômeno de forma experimental e didática, um projeto desenvolvido na Unioeste busca relacionar os dados obtidos em experimentos com conceitos de óptica física e química molecular, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento científico. A proposta também inclui a apresentação das atividades em eventos de divulgação científica, como Paraná Faz Ciências (Guarapuava), UnioXP (Toledo), Encontro Regional – 19º PIC JR - OBMEP (Toledo) e SBQ-Sul 2025 (Toledo).
Segundo David Velasco, um dos responsáveis pelo projeto, foram desenvolvidos três experimentos para demonstrar conceitos fundamentais de forma acessível e interativa:
O projeto demonstra, de maneira prática e lúdica, como a ciência pode ser aplicada para compreender fenômenos presentes no cotidiano e despertar o interesse do público em eventos científicos.