Na tarde desta quinta-feira (02), durante a programação do Paraná Faz Ciência 2025, realizado na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu oficialmente a missão para sediar a 6ª edição desse que é o maior evento de divulgação científica do Paraná, além de um dos maiores do Brasil.
O ato simbólico marcou a passagem da responsabilidade de organização para a Unioeste, que será anfitriã no segundo semestre de 2026.
Para o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, a conquista reforça o compromisso da instituição com a ciência e a sociedade:
“A Unioeste tem o compromisso de manter e, cada vez mais, elevar a qualidade e as oportunidades oferecidas pelas nossas universidades à sociedade. O evento aqui em Guarapuava foi excelente, um show de trabalho e organização. Agora seguimos com a responsabilidade de manter esse nível e avançar ainda mais”, destacou.
O reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, que sedia a 5ª edição do evento, acontecendo nessa semana, não tem dúvidas que a Unioeste fará um ótimo trabalho na organização do próximo Paraná Faz Ciência. “É uma alegria muito grande passar essa chave ao Alexandre, eu tenho certeza de que a Universidade fará um excelente evento com a sua equipe, é um parceiro de primeira hora. Saibam que podem contar conosco. Queremos desejar que a Unioeste tenha um Paraná Faz Ciência ainda melhor, que nós estamos certos de que ela está preparada”.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, também ressaltou a importância do momento:
“É o momento de passar o bastão à Unioeste, que vai sediar e organizar a edição 2026 deste que é o maior evento de popularização da ciência do país, e desejar que a Unioeste possa realizar um evento melhor, fazer sempre melhor deve ser o nosso objetivo”, afirmou.
Com a responsabilidade do Paraná Faz Ciência 2026 em mãos, a Unioeste inicia a preparação para receber estudantes, pesquisadores, professores e a comunidade em geral, reafirmando seu papel como espaço de produção e difusão científica, tecnológica e cultural. O Paraná faz Ciência é uma iniciativa do governo do Paraná, através da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além da Fundação Araucária, como financiadores e faz parte do calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT.