Deixando claro o real significado do solo, o projeto "Solo na Escola" apresenta seus trabalhos no maior evento de ciência do estado, o Paraná Faz Ciência. Desenvolvido pelo curso de Licenciatura em Geografia do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o projeto apresenta às crianças do Ensino Fundamental, de forma lúdica, o que é o solo — chamado de terra — um recurso finito e fundamental para a vida humana.
O objetivo do projeto de extensão "O solo na escola", que existe desde 2017, é popularizar a "Ciência do Solo" e levar conhecimento a professores e alunos da Educação Básica por meio de oficinas didáticas, tutorias, exposições, feiras, visitas técnicas e cursos de formação. Segundo a professora doutora Vanda Moreira Martins, coordenadora do projeto, as práticas pedagógicas ativas e os materiais didáticos alternativos são os instrumentos utilizados no ensino dos temas e conteúdos relacionados ao solo, na perspectiva de uma educação transformadora e cidadã.
A pesquisadora esclarece que a Educação Ambiental é uma preocupação no curso de Geografia: “Desde 2015, a gente tem o projeto de extensão que iniciou com o título "O solo como instrumento de educação ambiental no Ensino Fundamental" e, em 2017, tornou-se permanente como "O solo na escola".