Desenvolvido no campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Francisco Beltrão, o projeto apresentado no Paraná Faz Ciência avalia a qualidade das águas dos rios e de consumo da população da região Sudoeste do Paraná, monitorando parâmetros físicos, químicos e biológicos para apoiar a preservação ambiental e a gestão dos recursos hídricos.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Franciele Follador, a água é essencial para a sobrevivência do ser humano e está presente no dia-a-dia da população, por isso buscou a pesquisa de avaliação. “Por conta disso, há alguns anos desenvolvemos esse projeto buscando analisar bioindicadores e biomarcadores a qualidade da água dos rios da nossa região, sudoeste do Paraná, e também a água de consumo humano, principalmente da área rural, que muitas vezes é desprovida de tratamento. Então nós usamos vários bioindicadores para monitorar a qualidade”, explica.
No evento, o projeto está com amostras de água de rio para análises físico-químicas com interação direta dos participantes da feira, além de água e um jogo interativo de perguntas e respostas.