O projeto de contação de histórias com fantoches 3D da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Cascavel, está presente no Paraná Faz Ciência 2025 não apenas oferece uma abordagem inovadora e atraente para contar histórias, mas também impulsiona avanços tecnológicos na fabricação e modelagem 3D, promove pesquisas científicas sobre desenvolvimento infantil e oferece novas oportunidades de mercado.
Ele iniciou no projeto do Espaço Maker, edições 2023 e 2024, que originariamente objetiva a interlocução entre a comunidade universitária com a população de IDH baixo. Então, como prioridade se tem de atender comunidades que necessitam de apoio para seu desenvolvimento educacional e tecnológico, dentre outros. A Magia da Literatura apresenta perspectivas de contribuir com o processo educacional, a partir de contação de histórias, respeitando a cultura do campo a qual atuará, bem como, possibilitar conhecimentos em impressão em 3D, para o enriquecimento de recursos didáticos e pedagógicos.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Elenita Conegero Pastor Manchope, todos os materiais são produzidos no projeto. Fazemos a produção de fantoches para contação de histórias e impressão 3d, então nós formulamos todos os bonecos, todos os personagens que nós usamos enquanto fantoches, para contação de histórias, fazemos a formação para os professores e a contação para as crianças. Também atendemos a demanda da comunidade, o que a escola pede, a gente faz, como oficinas de formação para professores”.